O Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id7116Palavras-chave:
matemática, formação de professores, cálculo I, planos de ensinoResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que investiga sobre a disciplina de Cálculo I na formação de professores de Matemática na UFPel. O objetivo geral deste trabalho é analisar os planos de ensino da disciplina de Cálculo I do curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da UFPel, visando identificar possíveis mudanças e permanências nesses planos de ensino. A pesquisa é qualitativa e tem como metodologia a análise documental. Em tais documentos foram analisados os conteúdos programáticos, os objetivos, as metodologias, as formas de avaliações e as bibliografias, sendo a base teórica a partir de autores como Chervel (1990), Goodson (1997) e Tardif (2014). Constatamos que houve mudanças e permanências nos planos de ensino da disciplina de Cálculo I, entre elas: alguns conteúdos específicos da disciplina permaneceram inalterados como limites, continuidade e derivadas; foram excluídos os tópicos de metodologia e avaliação dos planos de ensino de 2011 até os dias atuais; a bibliografia foi modificada, mas o autor Leithold (1982) permaneceu como referência em todos eles.
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