O Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas

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DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id7116

Palavras-chave:

matemática, formação de professores, cálculo I, planos de ensino

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que investiga sobre a disciplina de Cálculo I na formação de professores de Matemática na UFPel. O objetivo geral deste trabalho é analisar os planos de ensino da disciplina de Cálculo I do curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da UFPel, visando identificar possíveis mudanças e permanências nesses planos de ensino. A pesquisa é qualitativa e tem como metodologia a análise documental. Em tais documentos foram analisados os conteúdos programáticos, os objetivos, as metodologias, as formas de avaliações e as bibliografias, sendo a base teórica a partir de autores como Chervel (1990), Goodson (1997) e Tardif (2014). Constatamos que houve mudanças e permanências nos planos de ensino da disciplina de Cálculo I, entre elas: alguns conteúdos específicos da disciplina permaneceram inalterados como limites, continuidade e derivadas; foram excluídos os tópicos de metodologia e avaliação dos planos de ensino de 2011 até os dias atuais; a bibliografia foi modificada, mas o autor Leithold (1982) permaneceu como referência em todos eles.

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Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

KURZ, Luana de Oliveira; SILVA, Circe Mary Silva da; BRUM, Ana Paula Rodrigues. O Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 2, p. e2004, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i2id7116. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/7116.. Acesso em: 8 dez. 2024.

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