Aplicativos móveis para a aprendizagem de Libras: uma análise das opiniões de seus usuários

Autores

  • Sr Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sra Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7161

Resumo

O estudo apresenta discussões em torno da tecnologia e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais-Libras. O seu objetivo geral consiste em: discutir as potencialidades de aplicativos móveis voltados para a aprendizagem de Libras encontrados no Google Play Store por meio das opiniões de usuários. Atualmente, tem-se percebido uma larga procura em aprender Libras por meio de cursos de extensão, no contato com a comunidade surda em diferentes espaços, nas instituições de ensino. Todavia, muitas pessoas não conseguem frequentar estes espaços, o que as leva a buscar outros meios de aprendizagem e encontram nos aplicativos móveis, uma alternativa para adquirir esse conhecimento. Diante disso, esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, analisa as opiniões de usuários de aplicativos móveis voltados a aprendizagem de Libras encontrados no Google Play Store. Os resultados demonstram que os aplicativos apresentam pontos positivos e negativos aos usuários. Além disso, há situações linguísticas nas narrativas dos usuários que carecem de ser discutidas, como ausência na variação dos sinais e o uso de português sinalizado nos aplicativos analisados. 

 

Palavras-chave: Libras. Aplicativos. Tecnologia móvel. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Pereira Batista, J., & Rossi Stumpf, M. (2024). Aplicativos móveis para a aprendizagem de Libras: uma análise das opiniões de seus usuários. LínguaTec, 9(1), 121–131. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7161

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos