Aplicativos móveis para a aprendizagem de Libras: uma análise das opiniões de seus usuários
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7161Resumo
O estudo apresenta discussões em torno da tecnologia e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais-Libras. O seu objetivo geral consiste em: discutir as potencialidades de aplicativos móveis voltados para a aprendizagem de Libras encontrados no Google Play Store por meio das opiniões de usuários. Atualmente, tem-se percebido uma larga procura em aprender Libras por meio de cursos de extensão, no contato com a comunidade surda em diferentes espaços, nas instituições de ensino. Todavia, muitas pessoas não conseguem frequentar estes espaços, o que as leva a buscar outros meios de aprendizagem e encontram nos aplicativos móveis, uma alternativa para adquirir esse conhecimento. Diante disso, esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, analisa as opiniões de usuários de aplicativos móveis voltados a aprendizagem de Libras encontrados no Google Play Store. Os resultados demonstram que os aplicativos apresentam pontos positivos e negativos aos usuários. Além disso, há situações linguísticas nas narrativas dos usuários que carecem de ser discutidas, como ausência na variação dos sinais e o uso de português sinalizado nos aplicativos analisados.
Palavras-chave: Libras. Aplicativos. Tecnologia móvel. Aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sr, Sra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).