O uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação: um estudo descritivo
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7137Resumo
Este artigo analisa o uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação, escritos em Língua Inglesa (LI), coletados nos periódicos: Air & Space Power Journal e Journal of Aviation/Aerospace Education and Research, que são de acesso livre. Justifica-se a escolha deste tema pela importância da compreensão de textos acadêmicos, sendo a LI uma língua franca e internacional (English as Lingua Franca), ou ainda, a língua global, sendo utilizada na comunidade acadêmico-científica, por nativos e não-nativos, para reportar suas pesquisas científicas (WIDDOWSON, 2014; CRYSTAL, 1997). Como fundamentação teórica e metodologia qualitativa de análise, é utilizada a Linguística Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1994) e Halliday & Matthiessen (2004, 2014), cuja preocupação é explorar como a língua é estruturada para o uso em diferentes contextos. Os artigos foram submetidos ao tratamento computacional, por meio das ferramentas do programa WordSmith Tools v. 8 (SCOTT, 2018), que auxiliou tanto na quantificação das ocorrências, como na análise linguística com base em seus contextos de uso. Espera-se que este trabalho contribua com pesquisas em Linguística Aplicada no que se refere ao estudo da linguagem acadêmica, especificamente, na área de aviação, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de materiais didáticos para os cadetes de uma instituição militar.
Palavras-chave: Artigos Acadêmicos de Aviação. Linguagem Acadêmica. Operadores Modais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Beatriz Caricari de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).