A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita: uma análise dialógica.

Autores

  • Maíra Da Silva Gomes IFRS

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7084

Resumo

Partindo de uma perspectiva dialógica de linguagem, este artigo tem o objetivo de discutir a complexidade de tarefas integradas de leitura e produção textual do Exame Celpe-Bras. Os procedimentos metodológicos incluem uma análise estatística, a análise do texto-base da tarefa e das características do enunciado, que estabelece uma situação comunicativa e orienta para os propósitos de leitura e de escrita. Os resultados do estudo sugerem que a complexidade decorre principalmente da relação entre propósito de escrita e propósito de leitura. Assim é a partir das características da situação comunicativa estabelecida pelo enunciado (interlocutores, propósito, assunto e suporte) que os participantes se engajam na atividade, buscando informações na leitura do texto-base. As características do texto para leitura parecem influenciar na complexidade das tarefas integradas. Algumas das conclusões deste estudo revelam que textos que apresentam informações mais difusas e com construção não linear (opinião- argumento – conclusão) apresentam maior complexidade.

 

Palavras-chave: Complexidade. Tarefas. Perspectiva dialógica.

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Publicado

2024-06-20

Como Citar

Gomes, M. D. S. (2024). A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita: uma análise dialógica. LínguaTec, 9(1), 20–33. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7084

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos