Projetos na área de Língua Portuguesa para estudantes do PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a599Resumo
Este relato apresenta cinco projetos desenvolvidos com estudantes do PROEJA. O objetivo é divulgar as técnicas empregadas e discutir a importância de trabalhar de modo diferenciado com os estudantes dessa modalidade de ensino. Os projetos nortearam-se pela legislação específica e por teorias na área da educação. Os objetivos foram, além da apropriação de conteúdos, sensibilizar os colegas e o professor para a realidade de cada estudante, aumentar a autoestima dos alunos, bem como criar boa relação entre todos para diminuir a evasão.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: Conversas sobre educação e mudança social. 6ª ed. Tradução de Vera Lúcia Mello Josceline. RJ: Vozes, 2011.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação: 2009.
LEI 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em 12/03/2014.
MÉNDEZ, J. M. Ávarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução de Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base – Ensino Fundamental. Brasília, 2007.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto alegre: Artmed, 1999.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16ª ed. SP: Cortez, 2010.
SANTOS, Ricardo Pampim dos; ARENHALDT, Rafael. Passado. Presente... Futuro? Trajetória de vida de alunos. In: Cadernos PROEJA, nº 11. Refletindo sobre o PROEJA: produções de Porto Alegre. Pelotas: Editora da UFPEL. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).