Projetos na área de Língua Portuguesa para estudantes do PROEJA

  • Maiquel Röhrig Instituto Federal do Rio Grande do Sul - câmpus Bento Gonçalves

Resumo

Este relato apresenta cinco projetos desenvolvidos com estudantes do PROEJA. O objetivo é divulgar as técnicas empregadas e discutir a importância de trabalhar de modo diferenciado com os estudantes dessa modalidade de ensino. Os projetos nortearam-se pela legislação específica e por teorias na área da educação. Os objetivos foram, além da apropriação de conteúdos, sensibilizar os colegas e o professor para a realidade de cada estudante, aumentar a autoestima dos alunos, bem como criar boa relação entre todos para diminuir a evasão.

Biografia do Autor

Maiquel Röhrig, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - câmpus Bento Gonçalves
Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. 7ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: Conversas sobre educação e mudança social. 6ª ed. Tradução de Vera Lúcia Mello Josceline. RJ: Vozes, 2011.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação: 2009.

LEI 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em 12/03/2014.

MÉNDEZ, J. M. Ávarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução de Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base – Ensino Fundamental. Brasília, 2007.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto alegre: Artmed, 1999.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16ª ed. SP: Cortez, 2010.

SANTOS, Ricardo Pampim dos; ARENHALDT, Rafael. Passado. Presente... Futuro? Trajetória de vida de alunos. In: Cadernos PROEJA, nº 11. Refletindo sobre o PROEJA: produções de Porto Alegre. Pelotas: Editora da UFPEL. 2010.
Publicado
2016-06-22
Seção
Relatos de experiência