Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a598

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Andrade da Silva, Instituto Federal Farroupilha - Campus São vicente do Sul
    Departamento de Letras, Linguagens e Literatura - Área Língua Inglesa e Portuguesa

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. SP: Paz e Terra, 1999.

HENTSCHKE, Liane e DEL BEN, Luciana. Ensino de Música – Propostas para pensar e agir em sala de aula. Editora Moderna, 2003.

LOUREIRO, Alicia M. A. A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.10, 2004.

PENNA, Maura: Reavaliações e Buscas em Musicalização: Os Limites da Oficina de Música. São Paulo: Loyola, 1990.

RIBEIRO, Artur A. Uakti: um Estudo sobre a Construção de Novos Instrumentos Musicais Acústicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2004.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido Pensante. São Paulo. (trad.) Marisa Fonterrada. Fundação Editora da UNESP, 1991.

SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música. In: SOUZA, Jusamara. (org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

SITES PESQUISADOS

Stomp Out Loud. Disponível em http://www.stomponline.com/. Acesso em: 01 de mar. 2016.

UAKTI – Oficina Instrumental. Disponível em <http://www.uakti.com.br/>. Acesso em: 01 de mar. 2016.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa. (2016). LínguaTec, 1(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a598