Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a598

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Andrade da Silva, Instituto Federal Farroupilha - Campus São vicente do Sul

Departamento de Letras, Linguagens e Literatura - Área Língua Inglesa e Portuguesa

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. SP: Paz e Terra, 1999.

HENTSCHKE, Liane e DEL BEN, Luciana. Ensino de Música – Propostas para pensar e agir em sala de aula. Editora Moderna, 2003.

LOUREIRO, Alicia M. A. A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.10, 2004.

PENNA, Maura: Reavaliações e Buscas em Musicalização: Os Limites da Oficina de Música. São Paulo: Loyola, 1990.

RIBEIRO, Artur A. Uakti: um Estudo sobre a Construção de Novos Instrumentos Musicais Acústicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2004.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido Pensante. São Paulo. (trad.) Marisa Fonterrada. Fundação Editora da UNESP, 1991.

SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música. In: SOUZA, Jusamara. (org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

SITES PESQUISADOS

Stomp Out Loud. Disponível em http://www.stomponline.com/. Acesso em: 01 de mar. 2016.

UAKTI – Oficina Instrumental. Disponível em <http://www.uakti.com.br/>. Acesso em: 01 de mar. 2016.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

da Silva, A. A. (2016). Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa. LínguaTec, 1(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a598

Edição

Seção

Narrativas de ensino