Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a598Resumo
O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme “A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade.
Downloads
Referências
HENTSCHKE, Liane e DEL BEN, Luciana. Ensino de Música – Propostas para pensar e agir em sala de aula. Editora Moderna, 2003.
LOUREIRO, Alicia M. A. A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.10, 2004.
PENNA, Maura: Reavaliações e Buscas em Musicalização: Os Limites da Oficina de Música. São Paulo: Loyola, 1990.
RIBEIRO, Artur A. Uakti: um Estudo sobre a Construção de Novos Instrumentos Musicais Acústicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2004.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido Pensante. São Paulo. (trad.) Marisa Fonterrada. Fundação Editora da UNESP, 1991.
SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música. In: SOUZA, Jusamara. (org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
SITES PESQUISADOS
Stomp Out Loud. Disponível em http://www.stomponline.com/. Acesso em: 01 de mar. 2016.
UAKTI – Oficina Instrumental. Disponível em <http://www.uakti.com.br/>. Acesso em: 01 de mar. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).