O artigo neutro da língua espanhola nos livros didáticos de Ensino Médio/Técnico

Autores

  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a596

Resumo

O tema deste texto é o artigo neutro ‘lo’ da língua espanhola, sob a ótica dos materiais didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira destinados a estudantes brasileiros de Ensino Médio/Técnico. O texto originou-se de um projeto de pesquisa desenvolvido no IFRS campus Bento Gonçalves e que teve como principal objetivo analisar como os livros didáticos apresentavam o artigo neutro para os aprendizes brasileiros de espanhol. Para alcançar o objetivo proposto, além de realizar um estudo sistemático sobre os principais usos do artigo neutro em espanhol e um estudo contrastivo com o português, foram selecionados onze livros didáticos de espanhol publicados a partir do ano 2000 e, dentro deles, analisaram-se as explicações sobre o artigo neutro, os exemplos e também os exercícios sugeridos. Após a análise, chegou-se à conclusão de que nem sempre o conteúdo é abordado no mesmo ano/volume; que há uma incompletude na abordagem, uma vez que nenhum livro explicou o neutro ‘lo’ em todos os seus aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos; e que, por outro lado, há um equilíbrio entre uma abordagem gramatical do conteúdo e o enfoque na leitura para a compreensão e o uso adequado do artigo neutro por parte dos aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do IFRS campus Bento Gonçalves.

Referências

ALARCOS LLORACH, Emilio. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa Calpe, 1999.
CARVALHO, Dolores Garcia; NASCIMENTO, Manoel. Gramática histórica. 14. ed. São Paulo: Ática, 1984.
CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Fename, 1972.
DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. La interferencia como causa de errores de brasileños aprendices de español. In: SEDYCIAS, João. (org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola, 2005.
ECKERT, Kleber. O uso do artigo neutro ‘lo’ por aprendizes de espanhol como língua estrangeira: uma questão de língua e leitura. Tese de Doutoramento em Letras – Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul, 2014.
FANJUL, Adrián. Gramática de Español Paso a Paso. São Paulo: Moderna, 2005.
MASIP, Vicente. Origem do artigo português e espanhol: aplicações didáticas. In: SEDYCIAS, João (Org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MATTE BON, Francisco. Gramática Comunicativa del español: de la lengua a la idea. Madrid: Edelsa, 1995.
MILANI, Esther Maria. Gramática de Espanhol para brasileiros. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
SARMENTO, Ramón; SÁNCHEZ, Aquilino. Gramática Básica del Español: norma y uso. Madrid: SGEL, 1989.
TORIJANO PÉREZ, José Augustín. Análisis teórico-práctico de los errores gramaticales en el aprendizaje del español, L2: expresión escrita. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2003.
http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao. Acesso em: 25 de jan. de 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Eckert, K. (2016). O artigo neutro da língua espanhola nos livros didáticos de Ensino Médio/Técnico. LínguaTec, 1(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a596

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos