O uso de vídeo na prática de listening na aula de língua inglesa: um estudo multimodal
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3682Resumo
Levando em consideração o crescimento de novas mídias, tecnologias e maneiras de se relacionar com o mundo, este artigo analisa as possíveis vantagens ou desvantagens do uso de vídeo nas salas de aula de língua inglesa. Essa análise se torna importante uma vez que os contextos comunicativos aos quais os alunos de línguas estrangeiras estão expostos estão se renovando e, portanto, os ambientes educacionais precisam encontrar meios de preparar seus estudantes para estes novos conceitos. Pautando-se nos conceitos de multimodalidade e o uso de ferramentas tecnológicas a partir da utilização de vídeo na sala de aula de língua estrangeira, este trabalho considerou a definição de listening, seu histórico e pesquisas relacionadas, discutindo como essas ideias se relacionam e suas relevâncias em sala de aula. Foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de três testes baseados nos modelos apresentados por Goh (2003) e Field (2012), dos quais o primeiro teve função diagnóstica. Através dos resultados desse primeiro teste, os 17 participantes foram divididos em dois grupos, um grupo de controle e um grupo experimental, que utilizou, além do áudio, o apoio visual. Foi possível, então, determinar que é vantajoso utilizar vídeos durante a aplicação de exercícios de listening em contraposição ao uso tradicional apenas com o áudio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).