O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal

Albertina Maria Melo Tenório

Resumo


 

Resumo: O objetivo da pesquisa é abordar sobre a contribuição do Letramento digital no desenvolvimento das produções textuais multimodais online, dos graduandos de letras.  Fundamentamo-nos na perspectiva interacionista, discursiva e dialógica, que considera o discurso como produto social e a prática discursiva em semiosfera digital, como produto do desenvolvimento advindas de outros letramentos, inserido-se  no Macroletramento.  Ancorados nesta forma de abordagem, foi realizada uma atividade prática em sala de aula, tendo por ambiente de aprendizagem a plataforma digital, WhatsApp (aplicativo de mensagens instantâneas). O estudo apresentado baseia-se epistemológicamente nas investigações de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) sobre Letramentos digitais e suas variedades; Ribeiro (2016) e sua definição de texto multimodal pautada na ideia de “poder semiótico”; Kress e Van Leeuwen (2006) sobre o incremento das novas linguagens aos textos verbais; Coscarelli (2016) a respeito da multimodalidade como combinações entre duas ou mais modalidades da linguagem; e, Bourdieu (2004) e o conceito de Habitus.   


Palavras-chave


Letramento digital, Emojis, Discurso multimodal, Multissemiótico

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5ªed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DUDENEY, G; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. 1ª ed. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

HALLYDAY, M. A. K. An introduction of Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

________; MATHIESSEN, C.M.I.M. An introduction of Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

KRESS, G; T. VAN LEEUWEN. Reading Images: thegrammarof visualdesign. London & New York: Routledge, 1996.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais – leitura e produção. 1ªed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SILVA. A. P. P. de F. Bakhtin. In.: OLIVEIRA, L. A. (org.) Estudos do discurso – perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola editorial, 2013, pp.45 – 69.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

  

 

LínguaTec, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil