O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3291Palavras-chave:
Letramento digital, Emojis, Discurso multimodal, MultissemióticoResumo
Resumo: O objetivo da pesquisa é abordar sobre a contribuição do Letramento digital no desenvolvimento das produções textuais multimodais online, dos graduandos de letras. Fundamentamo-nos na perspectiva interacionista, discursiva e dialógica, que considera o discurso como produto social e a prática discursiva em semiosfera digital, como produto do desenvolvimento advindas de outros letramentos, inserido-se no Macroletramento. Ancorados nesta forma de abordagem, foi realizada uma atividade prática em sala de aula, tendo por ambiente de aprendizagem a plataforma digital, WhatsApp (aplicativo de mensagens instantâneas). O estudo apresentado baseia-se epistemológicamente nas investigações de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) sobre Letramentos digitais e suas variedades; Ribeiro (2016) e sua definição de texto multimodal pautada na ideia de “poder semiótico”; Kress e Van Leeuwen (2006) sobre o incremento das novas linguagens aos textos verbais; Coscarelli (2016) a respeito da multimodalidade como combinações entre duas ou mais modalidades da linguagem; e, Bourdieu (2004) e o conceito de Habitus.
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Referências
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