O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal

Autores

  • Albertina Maria Melo Tenório Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3291

Palavras-chave:

Letramento digital, Emojis, Discurso multimodal, Multissemiótico

Resumo

 

Resumo: O objetivo da pesquisa é abordar sobre a contribuição do Letramento digital no desenvolvimento das produções textuais multimodais online, dos graduandos de letras.  Fundamentamo-nos na perspectiva interacionista, discursiva e dialógica, que considera o discurso como produto social e a prática discursiva em semiosfera digital, como produto do desenvolvimento advindas de outros letramentos, inserido-se  no Macroletramento.  Ancorados nesta forma de abordagem, foi realizada uma atividade prática em sala de aula, tendo por ambiente de aprendizagem a plataforma digital, WhatsApp (aplicativo de mensagens instantâneas). O estudo apresentado baseia-se epistemológicamente nas investigações de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) sobre Letramentos digitais e suas variedades; Ribeiro (2016) e sua definição de texto multimodal pautada na ideia de “poder semiótico”; Kress e Van Leeuwen (2006) sobre o incremento das novas linguagens aos textos verbais; Coscarelli (2016) a respeito da multimodalidade como combinações entre duas ou mais modalidades da linguagem; e, Bourdieu (2004) e o conceito de Habitus.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Albertina Maria Melo Tenório, Universidade Católica de Pernambuco
    Doutoranda em Ciências da Linguagem, pela UNICAP. Professora do departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL,

Referências

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5ªed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DUDENEY, G; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. 1ª ed. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

HALLYDAY, M. A. K. An introduction of Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

________; MATHIESSEN, C.M.I.M. An introduction of Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

KRESS, G; T. VAN LEEUWEN. Reading Images: thegrammarof visualdesign. London & New York: Routledge, 1996.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais – leitura e produção. 1ªed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SILVA. A. P. P. de F. Bakhtin. In.: OLIVEIRA, L. A. (org.) Estudos do discurso – perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola editorial, 2013, pp.45 – 69.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal. (2018). LínguaTec, 3(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3291