As novas tecnologias no ensino-aprendizado de L2: refletindo a partir de olhares de professores
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3290Palavras-chave:
NTICS. Ensino-aprendizado de línguas adicionais. Professores de L2.Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre a relação entre as novas tecnologias e o ensino-aprendizado de línguas adicionais (L2) a partir da perspectiva de professores de L2. O avanço das tecnologias em todas as áreas do cotidiano tem exigido de professores adaptações em suas práticas pedagógicas para incorporar novas metodologias e recursos tecnológicos a fim de se alinharem com a realidade do século XXI. Pautados nos pressupostos dos multiletramentos, ensino de línguas adicionais e da incorporação de tecnologias na educação, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a incorporação das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTICs) nas práticas de ensino-aprendizado de L2 a partir das impressões de professores de L2. Com esse fim, um questionário com dez perguntas foi aplicado a 26 professores de L2 dediferentes contextos, sendo eles: ensino regular, ensino superior e cursos de idiomas, públicos e privados. Os dados do questionário foram analisados de forma mista triangulando dados quantitativos e dados qualitativos. Os resultados da análise sugerem que os professores de L2 têm incorporado as NTICs em suas aulas reiterando o potencial das novas tecnologias para a construção de conhecimento em L2.
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