Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3284Palavras-chave:
Aprendizagem, Games, Línguas, InterdisciplinarResumo
A busca por atividades interdisciplinares e com propostas lúdicas de aprendizagem mobilizou professores e alunos para criação de um jogo intitulado Clash of Class (=Embate da Aula). O presente trabalho teve origem num projeto de ensino interdisciplinar, envolvendo as áreas de linguagens (língua inglesa e artes), matemática e design gráfico. Trata-se de um jogo de cartas e tabuleiro que possui uma dinâmica voltada ao desenvolvimento de operações matemáticas, leitura de imagens e textos instrucionais em inglês para resolução dos desafios do game. O objetivo do estudo foi investigar o modo como os alunos se engajaram na atividade do jogo, descrevendo os processos de resolução de desafios com o uso da matemática para vencer os embates. Os dados apurados nas entrevistas e observações de campo mostram que os aprendizes estavam motivados durante as propostas lúdicas do jogo por conta da dinâmica dos desafios. Por fim, entendemos que o trabalho colaborativo realizado no projeto e a integração do jogo como ferramenta auxiliar de ensino pode contribuir para aprimorar o processo educativo. Dessa forma, os jogadores não são apenas expectadores. Eles também são atores que propõem finais imprevisíveis para as suas boas aprendizagens.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Plano de investigação. In: Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. Parte II- p 81-109.
GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. (2009) Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n1p167. Acesso em: 14 set. 2017.
MCGONIGAL, J. Gaming can make a better world. (2010) Disponível em: https://www.ted.com/talks/jane_mcgonigal_gaming_can_make_a_better_world. Acesso em: 4 mar. 2018.
PRENSKY, M. The Digital Game-Based Learning Revolution. (2001) Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Ch1-Digital%20Game-Based%20Learnin
g.pdf. Acesso em: 5 out. 2018
SCHELL, J. Art od Game Design: a book of lenses. EUA: Morgan Kaufmann, 2008.
SILVA, M. S. Clube de matemática: jogos educativos. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).