O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3279Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.Resumo
O cinema pode ser um grande aliado no ensino de inglês, desde que algumas preocupações sejam levadas em consideração, tais como as necessidades específicas da turma, o contexto educacional concreto e o nível de proficiência dos alunos. A fim de fortalecer as práticas de ensino com o uso desse recurso tão apreciado pelos estudantes, em 2017 investigamos um referencial teórico básico sobre as relações entre a linguagem cinematográfica e a Língua Inglesa. Em 2018, um novo projeto dedicou-se a desenvolver atividades que dialoguem com os pressupostos teóricos estudados, com o objetivo de retroalimentar as pesquisas e enriquecer as práticas de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho narra algumas atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Inglesa IV, com uma turma de formandos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS. Com base no filme O jogo da imitação (2014), essas atividades entrelaçam habilidades produtivas e receptivas, além de desenvolver vocabulários relacionados à área técnica do curso e fomentar a conscientização linguística a respeito dos sentidos e usos de adverbial clauses no contexto temático e narrativo do filme. Ao final, são tecidas algumas reflexões a respeito dos resultados alcançados e do uso de filmes no ensino de inglês.
Downloads
Referências
ARAUJO, A. R; VOSS, R. C. R. Cinema em sala de aula: identificação e projeção no ensino/aprendizagem da Língua Inglesa. Conexão, Comunicação e Cultura (UCS). v. 8, n. 15, 2009.
BORDWELL, D; THOMPSON, K. Film Art: an introduction. New York: McGraw-Hill, 2008.
BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. 3 ed. New York: Pearson Education, 2007.
CANAL, A. O cinema nas aulas de espanhol. LínguaTec. Bento Gonçalves, v. 2, n. 3, p. 100-13, jun. 2017.
CINEMA E LÍNGUA INGLESA: O USO DO CINEMA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. Disponível em: https://cinemaelinguainglesa.wixsite.com/cinemaelinguainglesa. Acesso em: 20 set. 2018.
CINEMATIC CORNER. Disponível em: https://cinematiccorner.blogspot.com/2015/01/the-imitation-game.html. Acesso em: 29 set. 2018.
KHAN, A. Using Films in the ESL Classroom to Improve Communication Skills of Non-Native Learners. ELT Voices-International Journal for Teachers of English. v. 5, issue 4, 2015, p. 46-52.
O JOGO DA IMITAÇÃO. Dir. Morten Tyldum. Estados Unidos. StudioCanal, 2014.
OS ESTAGIÁRIOS. Dir. Shawn Levy. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2013. DVD.
PEREIRA, M. R.; ESPÍNDULA, D. S.; TEIXEIRA, C. M. S. P. G. O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène. LínguaTec. Bento Gonçalves, v. 3, n. 5, p. 22-50, jun. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).