O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.

Rodrigo da Silva Lima

Resumo


Esta narrativa de ensino tem por objetivo apresentar duas experiências interdisciplinares ao ensinar definições de termos técnicos dentro de dois cursos técnicos modulares de nível médio. A intenção de apresentar as experiências e referenciais teóricos é destacar a importância da aquisição de vocabulário técnico dentro do contexto do ensino profissional tecnológico. Desta forma, as duas experiências interdisciplinares partem de referenciais teóricos diferentes: a primeira de Garcia (2010) e a segunda de Ilari (2006). Elas contextualizam a necessidade e a demanda pelo ensino de definições ao demonstrar dois caminhos possíveis mesmo com algumas dificuldades. Elas também podem despertar o interesse em professores da área técnica e de língua materna para o trabalho em aprimorar a competência linguística do aluno.  As duas experiências demonstram, portanto, a viabilidade das trilhas percorridas como mais uma forma de preparar melhor a expressão escrita e oral de um futuro profissional para o mercado de trabalho.

 

Palavras-chave


Definições, Termos Técnicos, Formação Profissional

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Antônio Suarez. Curso de Redação. 12 ed., São Paulo: Ática, 2008, 168p.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4.ed. São Paulo: Cortez. (Coleção Questões da Nossa Época; 103), 2005

ANDRADE, Maria Margarida de MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em língua portuguesa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2009.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012a. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 março. 2017.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003

GARCIA, Othon. Moacir. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2010.

ILARI, Rodolfo. Definições. In: Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: contexto, 2006. p-55-59.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. Tradução Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2011.

SQUARISI, Dad; CURTO, Célia. Redação para concursos e vestibulares: passo a passo. SP: Contexto, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

LínguaTec, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, v. 1, n. 1, jan./jun. 2016.