O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2351Palavras-chave:
Definições, Termos Técnicos, Formação ProfissionalResumo
Esta narrativa de ensino tem por objetivo apresentar duas experiências interdisciplinares ao ensinar definições de termos técnicos dentro de dois cursos técnicos modulares de nível médio. A intenção de apresentar as experiências e referenciais teóricos é destacar a importância da aquisição de vocabulário técnico dentro do contexto do ensino profissional tecnológico. Desta forma, as duas experiências interdisciplinares partem de referenciais teóricos diferentes: a primeira de Garcia (2010) e a segunda de Ilari (2006). Elas contextualizam a necessidade e a demanda pelo ensino de definições ao demonstrar dois caminhos possíveis mesmo com algumas dificuldades. Elas também podem despertar o interesse em professores da área técnica e de língua materna para o trabalho em aprimorar a competência linguística do aluno. As duas experiências demonstram, portanto, a viabilidade das trilhas percorridas como mais uma forma de preparar melhor a expressão escrita e oral de um futuro profissional para o mercado de trabalho.
Downloads
Referências
ABREU, Antônio Suarez. Curso de Redação. 12 ed., São Paulo: Ática, 2008, 168p.
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4.ed. São Paulo: Cortez. (Coleção Questões da Nossa Época; 103), 2005
ANDRADE, Maria Margarida de MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em língua portuguesa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2009.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012a. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 set. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i-d=17417&Itemid=866>. Acesso em: 25 março. 2017.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003
GARCIA, Othon. Moacir. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2010.
ILARI, Rodolfo. Definições. In: Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: contexto, 2006. p-55-59.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. Tradução Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2011.
SQUARISI, Dad; CURTO, Célia. Redação para concursos e vestibulares: passo a passo. SP: Contexto, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).