A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2263Palavras-chave:
Aplicativo de mensagens multiplataforma, Ensino e aprendizagem de inglês, Estratégias de autoaprendizagemResumo
Este texto parte dos resultados de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, que buscou investigar as potencialidades do uso de um aplicativo de mensagens multiplataforma junto ao ensino e à aprendizagem de inglês na educação profissional de nível técnico. Para o desenvolvimento das práticas propostas, um grupo foi criado no aplicativo de que trata este trabalho, no qual os estudantes participantes e o professor moderador desempenharam o papel de pares de interação comunicativa (SOUZA, 2015a; 2015b). A análise de um momento de interação, produzida por meio das práticas comunicativas no grupo em questão, sinalizou para a produtividade de aplicativos dessa natureza no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês, levando em conta os benefícios e as oportunidades propiciados pelo uso da aprendizagem digital móvel, junto ao processo de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira.
Downloads
Referências
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
McQUIGGAN, Scott. et al. Mobile learning: a handbook for developers, educators, and learners. New Jersey: Wiley, 2015.
MEF. Mobile Messaging Report 2016. Global insights into chat apps and SMS usage: consumer & enterprise trends: a nine-country study. Disponível em: <http://mobileecosystemforum.com/mobile-messaging-report-2016/>. Acesso em: 09 dez. 2016.
SABOIA, Fernanda. The rise of WhatsApp in Brazil is about more than just messaging. Mobile. Harvard Business Review. Publicado em 15 de abril de 2016. Disponível em: <https://hbr.org/2016/04/the-rise-of-whatsapp-in-brazil-is-about-more-than-just-messaging>. Acesso em: 08 mar. 2017.
SOUZA, Carlos Fabiano de. Professor-navegador no info-mar digital: o uso da tecnologia móvel no ensino de inglês. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade. Campos dos Goytcazes: UENF, 2014, p. 220-236.
_______. Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa. Texto Livre, v. 8, n. 1, p. 39-50, 2015a.
_______. Trilhas e travessias em aprendizagem sem distância: desdobramentos do uso do WhatsApp em aulas de LE. Comunicação apresentada durante o VI ENLETRARTE (Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes), Linguagens em trânsito, realizado no Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro, no dia 11 de junho de 2015. 2015b.
TUDOCELULAR.COM. O site brasileiro de telefonia. WhatsApp é o app mais usado pelos brasileiros, informa pesquisa Ibope. Publicado em 15 de dezembro de 2015. Disponível em: <http://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n64922/whatsapp-app-mais-usado-por-brasileiros.html>. Acesso em: 20 mar. 2016.
UNESCO. Policy guidelines for mobile learning. Paris: UNESCO, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).