A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês

Autores

  • Carlos Fabiano de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/Professor de inglês

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2263

Palavras-chave:

Aplicativo de mensagens multiplataforma, Ensino e aprendizagem de inglês, Estratégias de autoaprendizagem

Resumo

Este texto parte dos resultados de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, que buscou investigar as potencialidades do uso de um aplicativo de mensagens multiplataforma junto ao ensino e à aprendizagem de inglês na educação profissional de nível técnico. Para o desenvolvimento das práticas propostas, um grupo foi criado no aplicativo de que trata este trabalho, no qual os estudantes participantes e o professor moderador desempenharam o papel de pares de interação comunicativa (SOUZA, 2015a; 2015b). A análise de um momento de interação, produzida por meio das práticas comunicativas no grupo em questão, sinalizou para a produtividade de aplicativos dessa natureza no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês, levando em conta os benefícios e as oportunidades propiciados pelo uso da aprendizagem digital móvel, junto ao processo de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira.

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Biografia do Autor

  • Carlos Fabiano de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/Professor de inglês
    Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos de Linguagem pela mesma universidade. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador-BA. Licenciado em Letras Português/Inglês.

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Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês. (2017). LínguaTec, 2(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2263