A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês

Carlos Fabiano de Souza

Resumo


Este texto parte dos resultados de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, que buscou investigar as potencialidades do uso de um aplicativo de mensagens multiplataforma junto ao ensino e à aprendizagem de inglês na educação profissional de nível técnico. Para o desenvolvimento das práticas propostas, um grupo foi criado no aplicativo de que trata este trabalho, no qual os estudantes participantes e o professor moderador desempenharam o papel de pares de interação comunicativa (SOUZA, 2015a; 2015b). A análise de um momento de interação, produzida por meio das práticas comunicativas no grupo em questão, sinalizou para a produtividade de aplicativos dessa natureza no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês, levando em conta os benefícios e as oportunidades propiciados pelo uso da aprendizagem digital móvel, junto ao processo de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira.


Palavras-chave


Aplicativo de mensagens multiplataforma; Ensino e aprendizagem de inglês; Estratégias de autoaprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

McQUIGGAN, Scott. et al. Mobile learning: a handbook for developers, educators, and learners. New Jersey: Wiley, 2015.

MEF. Mobile Messaging Report 2016. Global insights into chat apps and SMS usage: consumer & enterprise trends: a nine-country study. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2016.

SABOIA, Fernanda. The rise of WhatsApp in Brazil is about more than just messaging. Mobile. Harvard Business Review. Publicado em 15 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2017.

SOUZA, Carlos Fabiano de. Professor-navegador no info-mar digital: o uso da tecnologia móvel no ensino de inglês. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade. Campos dos Goytcazes: UENF, 2014, p. 220-236.

_______. Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa. Texto Livre, v. 8, n. 1, p. 39-50, 2015a.

_______. Trilhas e travessias em aprendizagem sem distância: desdobramentos do uso do WhatsApp em aulas de LE. Comunicação apresentada durante o VI ENLETRARTE (Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes), Linguagens em trânsito, realizado no Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro, no dia 11 de junho de 2015. 2015b.

TUDOCELULAR.COM. O site brasileiro de telefonia. WhatsApp é o app mais usado pelos brasileiros, informa pesquisa Ibope. Publicado em 15 de dezembro de 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2016.

UNESCO. Policy guidelines for mobile learning. Paris: UNESCO, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

LínguaTec, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, v. 1, n. 1, jan./jun. 2016.