LínguaTec é qualis B4 em Linguística e Literatura
Em 2016, uma equipe multicampi de professores de línguas do IFRS, ao se deparar com a necessidade de encontrar publicações relacionadas às questões de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior, idealizou um periódico cuja missão seria estabelecer um espaço de interlocução sobre aspectos teóricos e práticos relativos ao ensino de línguas e literaturas nos mais diversos contextos sociais envolvendo a formação tecnológica dos estudantes. Assim surgiu a LínguaTec, um periódico jovem, mas com objetivos bem claros e estabelecidos.
Nos últimos três anos, o fluxo constante de submissões aponta para o aumento do interesse nesta área de atuação e de estudos, entretanto o baixo número de publicações sinaliza que este é, ainda, um campo que merece mais atenção por parte de professores e pesquisadores ligados ao ensino de línguas e literatura. Através dos seis números até aqui publicados, um pouco do contexto e das peculiaridades das cinco regiões geográficas brasileiras podem ser acessados, visto que autores de quase uma dezena de estados escolheram a LínguaTec para divulgar seus trabalhos.
Neste período, a equipe da revista se qualificou e buscou diferentes indexadores para o periódico, além de primar sempre pela qualidade (e não quantidade) de trabalhos publicados. Os números têm periodicidade semestral, sendo divulgados, impreterivelmente, nos dias 20 de junho e 20 de novembro. O Conselho Editorial, por sua vez, é variado quanto aos interesses de pesquisa ou à área de atuação dos membros, às línguas com as quais costumam trabalhar e às suas instituições de origem. A seriedade com que o projeto apresentado em 2016 como um desejo de preencher uma lacuna foi conduzido tem rendido bons frutos: já são quatro indexações confirmadas, outras em andamento e, agora, a atribuição de qualis B4 na área de Linguística e Literatura na plataforma Sucupira.
A equipe da LínguaTec agradece a confiança dos autores que apostaram neste projeto para a divulgação de seus trabalhos, o empenho dos pareceristas de diferentes instituições e estados cuja avaliação criteriosa contribuiu para a qualidade dos textos publicados, e os membros do seu conselho editorial pelo trabalho constante.