Do termo geral à soma de Gauss: uma abordagem olímpica sobre progressões aritméticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i1id5727

Palavras-chave:

Progressão Aritmética, Olimpíadas de Matemática, Educação

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar a progressão aritmética (PA) de primeira e segunda ordem no contexto das Olimpíadas de Matemática. Para isso, desenvolvemos os principais resultados envolvendo as PAs, como as propriedades da razão, as expressões para os termos geral e generalizado e a soma de Gauss, no intuito de aplicá-los na resolução de questões olímpicas. Com o propósito de complementar essa formação, exploramos o conteúdo das PAs de segunda ordem que não é tão abordado na Educação Básica. Os problemas foram selecionados das Olimpíadas Matemáticas nacionais e internacionais de destaque, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a American Mathematics Competitions (AMC) e a International Mathematical Olympiad (IMO). Durante as soluções desses problemas, procuramos enfatizar o conceito trabalhado de modo a destacar a importância deste conteúdo na preparação de docentes e discentes envolvidos com treinamentos olímpicos.

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Biografia do Autor

Érick Caetano Alves do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Marcos Miguel da Silva Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

Thiago Yukio Tanaka, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

Jogli Gidel da Silva Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

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Publicado

2023-01-03

Como Citar

NASCIMENTO, Érick C. A. do; SILVA FILHO, M. M. da; TANAKA, T. Y.; ARAÚJO, J. G. da S. Do termo geral à soma de Gauss: uma abordagem olímpica sobre progressões aritméticas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 9, n. 1, p. e3001, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i1id5727. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5727. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática