Trabalhando tópicos da geometria com o auxílio do Geoplano: uma experiência com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Fernando Oliveira Freire Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6454-1098
  • Marcelo Nascimento de Morais Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2850-9437
  • Maria da Paz Cavalcante Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0893-2411
  • Valentim Alves Cavalcante Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6336-7438

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4554

Palavras-chave:

Geoplano, Geometria Plana, Figuras Geométricas, Aprendizagem

Resumo

O ensino de Matemática vem passando por mudanças significativas. Métodos tradicionais, antes aceitos, baseados na mera transmissão acrítica de conteúdos por meio de exercícios repetitivos e memorização de fórmulas, vêm sendo questionados em virtude de sua baixa contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Nessa esteira, o presente artigo tem como objetivo abordar o Geoplano como recurso didático no estudo de tópicos da geometria e analisar a desenvoltura dos alunos de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental na aprendizagem dessa temática com o auxílio desse recurso. Na realização desse estudo de natureza qualitativa, utilizou-se da pesquisa-ação colaborativa considerando uma experiência vivenciada em uma turma participante. Os resultados revelam que houve avanços nos níveis de aprendizagem dos alunos no que se refere aos conceitos geométricos estudados. Constatou-se, ainda, o envolvimento dos educandos nas aulas, sendo possível perceber as potencialidades de aplicação do Geoplano como um recurso didático, principalmente no ensino de figuras planas, áreas, perímetro, semelhanças das figuras planas, ponto, reta e plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Oliveira Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Marcelo Nascimento de Morais Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Maria da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Valentim Alves Cavalcante Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Nova Fronteira, 1999.

FERRUGINE, S. S.; GUIMARÃES, S. S.; SOUZA, R. L. C. de; SOUZA, L. R. de; CASTRO, C. O., S. S. Geoplano: Uma forma interativa de aprender. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 4., 2017, João Pessoa, PB. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37092. Acesso em: 2 nov. 2020.

FOSSA, J. A. Teoria intuicionista da educação matemática. Natal: UFRN, 1998.

FREIRE, A. F.; RODRIGUES, F. S.; AQUINO, M. R. S.; SOARES, M. V.; GOIS, D. D. P. de; VIANA, J. D. O uso do Geoplano no ensino de geometria: cálculo de área e perímetro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 3, ed. 6, ano 3, p. 119-135, jun. 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/calculo-de-area-e-perimetro. Acesso em: 2 nov. 2020.

KNIJNIK, G.; BASSO, M. V.; KLÜSENER, R. Aprendendo e ensinando Matemática com o Geoplano. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 1996.

LEAL, M. C.; CHIEREGATTO, L. C. Um estudo bibliográfico sobre a influência das práticas de laboratório para o ensino de Ciências e Matemática: uma relação professor/aluno. Revista de Comunicação Científica, Juara, v. 3, n. 1, p. 67-78, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3096. Acesso em: 22 mar. 2021.

MACHADO, R. M. Minicurso: Explorando o Geoplano. In: BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, 2., 25 a 29 out. 2004, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, Instituto de Matemática. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 9-10, p. 1- 6. 2005. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/76. Acesso em: 22 mar. 2021.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares de Matemática. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: SEED, 2013.

RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de Matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 187-196, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p187.

SILVA, A. C. S.; SOUZA, J. K. C. Geoplano e o cálculo de área de figuras planas: reflexões de uma intervenção pedagógica. In: JORNADA DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA, 2., 2016, Marabá, PA. Anais [...]. Marabá: Unifesspa, 2016. Disponível em: https://jem.unifesspa.edu.br/images/2JEM/ANAIS/CC/O_geoplano_e_o_clculo_de_rea.pdf. Acesso em: 15 maio 2018.

SILVA, L. P. M. O que é geometria? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-geometria.htm. Acesso em: 12 nov. 2020.

ZAPPELLINI, M. B.; FEUERSCHÜTTE, S. G. O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração. Administração: Ensino & Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 241-273, abr./jun. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.238.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

FREIRE, F. O.; OLIVEIRA, M. N. de M.; CAVALCANTE, M. da P. .; CAVALCANTE NETO, V. A. Trabalhando tópicos da geometria com o auxílio do Geoplano: uma experiência com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2005, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4554. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4554. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática