Análise da dificuldade e da discriminação de itens de Matemática do ENEM

Autores

  • Jean Piton-Gonçalves Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Matemática, São Carlos, SP
  • André Marcos Almeida Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Matemática, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i2id3060

Palavras-chave:

Testes Educacionais, Teoria Clássica de Testes, Exame Nacional do Ensino Médio

Resumo

No contexto da Avaliação Educacional, um teste objetivo pode seguir a Teoria Clássica de Testes em que é possível verificar a qualidade de um item de um teste por meio (i) do Índice de Dificuldade e (ii) do Índice de Discriminação. O objetivo é fomentar discussões para a análise de itens, considerando aspectos quantitativos e qualitativos, partindo da amostra de 6.826 participantes do ENEM na edição de 2012. Os itens foram sistematicamente resolvidos e classificados de acordo com o PCN+ e os índices de dificuldade e de discriminação. Resultados mostram que 57,78% dos itens podem ser considerados, pelo menos, difíceis e 75,56% dos itens estão entre aceitável ou satisfatório. Destaca-se, ainda, que 6,67% poderiam ter sido excluídos por serem considerados ineficientes.

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Biografia do Autor

Jean Piton-Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Matemática, São Carlos, SP

Jean Piton-Gonçalves is a professor of Mathematics at the Department of Mathematics, Federal University of São Carlos/Brazil since 2006. He has a Mathematics with licensure degree from UNICAMP (2000), Masters (2004) an PhD (2012) in Computer Science and Computational Mathematics from USP. His main research interest (since 1999) is Computers in Education, with particular emphasis on software for learning/teaching/assessment mathematics, Computer Adaptive Testing based on Item Response Theory and Large-Scale Assessment.

André Marcos Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Matemática, São Carlos, SP

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2013-2016). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de 2014 a 2016. Possui experiência como professor de curso pré-vestibular e ministra aulas particulares.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

PITON-GONÇALVES, J.; ALMEIDA, A. M. Análise da dificuldade e da discriminação de itens de Matemática do ENEM. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 2, p. 38–53, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i2id3060. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3060. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática