Análise de erros em Cálculo

Autores

  • Miriam Ferrazza Heck Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS
  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1227

Palavras-chave:

Análise de Erros, Matemática, Álgebra

Resumo

Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática possuem dificuldades de aprendizagem nas disciplinas que envolvem conteúdos algébricos. Segundo Ponte et al. (2009), aprender Álgebra implica ser capaz de pensar algebricamente em uma diversidade de situações, envolvendo relações, regularidades, variação e modelação. Neste contexto, propomos uma pesquisa que foi desenvolvida com uma turma de calouros de Cálculo Diferencial e Integral, que contou com a participação de 25 acadêmicos de uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Tal estudo teve como principal objetivo a identificação dos tipos de erros mais frequentes cometidos por estes acadêmicos e, para a obtenção dos dados da pesquisa, utilizou-se um teste composto por cinco questões, subdividido, em alguns casos, em mais itens. Para esta análise foi escolhida a primeira questão, a qual continha os itens (a) e (b). Esta questão foi a que os participantes apresentaram um maior número de respostas. Para resolvê-la, os acadêmicos necessitavam possuir uma sólida base dos principais conhecimentos algébricos. Após a aplicação do teste e recolhimento das respostas, estas foram analisadas segundo as etapas da análise de conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (BARDIN, 1979). Como resultado, concluiu-se que os acadêmicos apresentaram dificuldades, principalmente, em relação ao uso da propriedade distributiva da multiplicação, que traz problemas na compreensão de conteúdos de disciplinas matemáticas em cursos de Ciências Exatas. De acordo com Dias (2004, p. 17), o uso adequado da propriedade distributiva da multiplicação é uma excelente ferramenta, tanto para o cálculo mental como para o cálculo por estimativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Ferrazza Heck, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS

Acadêmica do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

DIAS, J. L. A propriedade distributiva da multiplicação: uma visão diagnóstica do processo. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

PONTE, J. P.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-01-05

Como Citar

HECK, M. F.; CURY, H. N. Análise de erros em Cálculo. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 232, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1227. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos