O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática

Autores

  • Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Juína, MT
  • Maria Madalena Dullius Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS
  • Susana Paula Graça Carreira Universidade do Algarve (UALg), Faro

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1223

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologias, Mentoring, TPACK

Resumo

O presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com uma professora integrante de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula da professora. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que a professora utilizou as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006; 2007; 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento da professora na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Os resultados identificaram que entre a pesquisadora e a pesquisada se desenvolveu uma relação de mentoring. Também apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional da professora.

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Referências

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Publicado

2016-01-05

Como Citar

ALCÂNTARA, L. A. G. de; DULLIUS, M. M.; CARREIRA, S. P. G. O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 42–51, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1223. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicações Científicas