Atividades de investigação em Cálculo Diferencial e Integral: uma proposta para o ensino do conceito de limite de uma função com o software GeoGebra

Autores/as

  • Tailon Thiele Universidade do Porto (UP), Faculdade de Ciências, Departamento de Matemática, Porto, Portugal, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4453-9852
  • Eliane Miotto Kamphorst Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0302-5700
  • Carmo Henrique Kamphorst Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Frederico Westphalen, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5609-7943

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3987

Palabras clave:

Investigação Matemática, Tecnologias Digitais, Aprendizagem Conceitual, Cálculo Diferencial e Integral

Resumen

Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações acerca do desenvolvimento de atividades investigativas apoiadas na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, além de uma proposta metodológica para o ensino do conceito de limite de uma função. Para isso, realizaram-se diversos apontamentos e considerações a partir do existente na bibliografia, sobre a importância da elaboração de atividades de investigação matemática a partir do uso de tecnologias. Salienta- se, ainda, a reconfiguração do papel docente, que precisa estar preparado para lidar em uma organização dinâmica do espaço de aprendizagem. Por fim, é feito um estudo exploratório no qual é apresentada e discutida uma proposta de ensino, baseada na investigação matemática em sala de aula, para a abordagem do conceito de limite de uma função com o uso do software GeoGebra.

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Biografía del autor/a

Tailon Thiele, Universidade do Porto (UP), Faculdade de Ciências, Departamento de Matemática, Porto, Portugal, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, RS, Brasil

Graduando em Licenciatura em Matemática - URI-FW. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física - URI-FW.

Eliane Miotto Kamphorst, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, RS, Brasil

Doutoranda em Educação nas Ciências e Mestre em Modelagem Matemática (UNIJUÍ). Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física (URI/FW). Docente do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Carmo Henrique Kamphorst, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Frederico Westphalen, RS, Brasil

Doutor em Engenharia Mecânica e Mestre em Matemática Aplicada (UFRGS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

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Publicado

2020-08-15

Cómo citar

THIELE, T.; KAMPHORST, E. M.; KAMPHORST, C. H. Atividades de investigação em Cálculo Diferencial e Integral: uma proposta para o ensino do conceito de limite de uma função com o software GeoGebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2002, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id3987. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3987. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ensino de Matemática