Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certificar-se de que o manuscrito foi elaborado em arquivo DOCX ou TEX e que segue rigorosamente o modelo de artigo disponibilizado nas Diretrizes para Autores.
  • Certificar-se de que a identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo, garantindo o critério de sigilo da revista para avaliação.
  • Certificar-se de que o arquivo para submissão está em formato PDF.
  • Certificar-se de que todas as linhas do manuscrito estão numeradas.
  • Certificar-se de que o nome de todos os autores, sua instituição, ORCID e link do currículo Lattes (exceto para autores estrangeiros), foram incluídos nos metadados da submissão. O registro ORCID pode ser criado no site http://orcid.org.
  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o manuscrito não pode ter sido publicado anteriormente e/ou ser submetido simultaneamente a outro periódico.
  • Incluir a Declaração de Conflito de Interesses, Originalidade, Ineditismo e Autoria, preenchida e assinada por todos os autores, na etapa 2 do processo de submissão, em: Transferência do Manuscrito > Enviar arquivo(s) de Submissão > 1. Carregar Arquivo > Componentes do artigo > Declaração de Conflito de Interesses, Originalidade, Ineditismo e Autoria.

Diretrizes para Autores

Modelos
Os autores devem seguir rigorosamente as instruções contidas no modelo de artigo disponibilizado nos formatos DOCX ou TEX: REMAT-modelo2022.docx, REMAT-modelo2022.tex, REMAT-modelo2022.pdf. Orienta-se os autores a redigirem o seu texto diretamente no arquivo DOCX ou TEX, visto que estes já estão formatados dentro das normas da REMAT. Se os modelos não estiverem acessíveis, os autores devem solicitar pelo e-mail [email protected]. Os padrões da revista obedecem a ABNT de citações NBR 10520 e de referências NBR 6023. São aceitos artigos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

O autor correspondente deve submeter, juntamente com o manuscrito, a Declaração de Conflito de Interesses, Originalidade, Ineditismo e Autoria (formato PDF, formato DOCX), preenchida e assinada por todos os autores.

Prazos

  • Período de submissões: fluxo contínuo.
  • Prazo para submissões a serem consideradas para a primeira edição de cada ano: 31 de março.
  • Prazo para submissões a serem consideradas para a segunda edição de cada ano: 30 de setembro.
  • Prazo para alterações no manuscrito após as considerações dos Avaliadores Ad Hoc: 15 dias corridos.
  • Prazo para alterações no manuscrito após a Revisão de Texto: 7 dias corridos.
  • Prazo para aprovação da versão final do artigo: 24 horas.

A REMAT adota o sistema de publicações em fluxo contínuo (rolling pass), sendo organizada em dois números anuais, com fechamento em 31 de julho e 31 de dezembro de cada ano.

Garantindo uma Avaliação Cega pelos Pares

O arquivo submetido não deve conter nome e instituição de nenhum dos autores do artigo. A inclusão da autoria no artigo será solicitada pelo Editor de Seção em momento oportuno, de forma a garantir a avaliação cega pelos pares.

É obrigatória a inclusão do nome de todos os autores nos metadados da submissão, sua instituição, ORCID e link do currículo Lattes (exceto para autores estrangeiros). Não será permitido o acréscimo de autores após o aceite do manuscrito.

Estrutura do Manuscrito

A ABNT NBR 6022:2018 classifica os artigos em artigo de revisão, que analisa e discute informações já publicadas, e artigo original, que apresenta temas ou abordagens originais. A REMAT publica apenas artigos originais em suas edições regulares.

O manuscrito deverá estar estruturado da seguinte forma:

  1. Título no idioma do manuscrito: São aceitas as línguas espanhola, inglesa e portuguesa.
  2. Título em outros dois idiomas: São aceitas as línguas espanhola, inglesa e portuguesa.
  3. Resumo no idioma do manuscrito: Apresentação concisa dos pontos relevantes do manuscrito. Deve ter caráter informativo, incluindo objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais) e conclusões.
  4. Palavras-chave: Devem identificar as principais ideias da pesquisa, pois servirão como método de busca em pesquisas pelos indexadores.
  5. Resumo e palavras-chave nos outros dois idiomas do manuscrito: abstract e keywords; resumen e palabras clave.
  6. Elementos textuais: A nomenclatura dos títulos dos elementos textuais fica a critério do autor.
    1. Introdução: Parte inicial do manuscritona qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do manuscrito.
    2. Referencial teórico: Deve apresentar o embasamento teórico da pesquisa. Nessa seção, os nomes dados aos títulos e subtítulos ficam a critério do autor.
    3. Metodologia: Deve conter a metodologia utilizada na pesquisa e a descrição detalhada das etapas realizadas.
    4. Resultados e discussão: Orienta-se que o autor apresente os resultados parciais ou finais da pesquisa, bem como uma análise dos resultados obtidos.
    5. Considerações finais: Recomenda-se que o autor apresente as suas conclusões acerca da pesquisa, deixando claro qual a originalidade do trabalho.
  7. Referências: Apenas as citadas no manuscrito.
  8. Agradecimentos: Texto opcional em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do manuscrito.

Formatação do Texto

  • Limite de 8 a 20 páginas.
  • Resumo: O resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos, fonte Arial 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, com limite de 100 a 250 palavras. Evite o uso de símbolos. Convém usar o verbo na terceira pessoa.
  • Palavras-chave: Devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. De três a cinco palavras.
  • Formato e espaçamento: O texto deve ser digitado em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Formato A4 (21cm x 29,7cm).
  • Margens: Superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm.
  • Fonte Arial 11 para todo o artigo, com exceção das citações com mais de 3 linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas. Nestes casos deve-se empregar fonte Arial 10.
  • Espaçamento: 1,5 entre as linhas, com exceção das citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, que devem ser digitados em espaçamento simples.
  • Parágrafo: Recuo de 1,25 cm.
  • Notas de rodapé: Devem ser digitadas dentro das margens, alinhamento justificado, separadas do texto por um espaço simples e por um filete de 5cm, a partir da margem esquerda. O currículo sucinto e a contribuição de autoria, devem constar em nota de rodapé, com sistema de chamada próprio, diferente do sistema adotado para citações no texto.
  • Títulos: Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5, alinhados à esquerda, numerados com algarismo arábico, em fonte Arial 12 e em negrito. Para os subtítulos utilizar fonte Arial 11.
  • Paginação: Todas as folhas devem ser contadas, mas numeradas a partir da segunda, utilizando-se números arábicos, no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2cm da borda direita da folha.
  • Cabeçalho das páginas: Nome da REMAT, com exceção da primeira página.
  • Siglas: Quando uma sigla aparece pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Exemplo: Licenciatura em Matemática (LM).
  • Equações e fórmulas: As equações e fórmulas devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.
  • Ilustrações: Os desenhos, esquemas, figuras, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, quadros, plantas, retratos, entre outros, devem ser identificados na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
  • Tabelas: Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520:2002.
  • Citações: Devem ser apresentadas conforme a ABNT NBR 10520:2002.
  • Todos os endereços de páginas na Internet incluídos no texto devem estar ativos (prontos para clicar).
  • Utilizar itálico apenas para os termos que não constam no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
  • Numerar todas as linhas do artigo, preferencialmente do lado esquerdo, facilitando o processo de avaliação. As linhas dos textos que aparecem em tabelas não precisam ser numeradas. Para manuscritos redigidos em TEX, usar o comando \linenumbers.

Formatação das Referências

As referências devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023:2018.

  • Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada.
  • As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda dotexto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
  • Os elementos essenciais devem refletir os dados do documento referenciado. Informações acrescidas devem seguir o idioma do texto em elaboração e não do documento referenciado.
  • Para documentos on-line, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.
  • O recurso tipográfico negrito deve ser utilizado para destacar o título. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver).
  • Deve-se apresentar apenas as referências citadas no texto e em ordem alfabética.

Exemplos:

Livro

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 145 p. Título original: Globalization: the human consequences. ISBN 85-7110-495-6.

Trabalho acadêmico

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. Orientador: Mario Ferreira Junior. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Parte de uma obra

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16. ISBN 85-7164-555-8.

Artigo em periódico

DANTAS, José Alves; COSTA, Fábio Moraes da; NIYAMA, Jorge Katsumi; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002.

Publicação em evento

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

Legislação

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e7f032572800061df72. Acesso em: 22 mar. 2007.

Abreviatura dos meses em Português: jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov., dez.

Abreviatura dos meses em Espanhol: enero, feb., marzo, abr., mayo, jun., jul., agosto, sept., oct., nov., dic.

Abreviatura dos meses em Inglês: Jan., Feb., Mar., Apr., May, June, July, Aug., Sept., Oct., Nov., Dec.

Passos para a Submissão e Preenchimento dos Metadados

  1. Início
    • Escolha do idioma da submissão
    • Escolha da Seção
    • Verificação do atendimento aos requisitos para o envio do manuscrito
    • Espaço para comentários para o editor, caso necessário
    • Escolha do perfil de submissão
    • Aceitação da declaração de direitos autorais
  2. Transferência do manuscrito (fazer upload do arquivo PDF)
  3. Transferência da Declaração de Conflito de Interesses, Originalidade, Ineditismo e Autoria (fazer upload do arquivo PDF)
  4. Inserir metadados

    • Título
    • Resumo (de 100 a 250 palavras)
    • Lista de coautores: Nome, Contato, País, URL (link para o Lattes), ORCID, Instituição, Papel do colaborador
    • Idioma
    • Palavras-chave
    • Agência de fomento
    • Referências
  5. Confirmação da submissão

Acompanhamento do Fluxo Editorial

O autor poderá acompanhar o fluxo editorial pelo sistema eletrônico de editoração de revistas Open Journal Systems (OJS). As decisões sobre o manuscrito serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema OJS.

Taxas

A REMAT não cobra taxas de submissão, tramitação e publicação.

Educação Matemática

Artigos que apresentam resultados originais, parciais ou finais, de pesquisas científicas na área de Educação Matemática, relacionados com o Ensino de Matemática e com a Formação Inicial ou Continuada de Professores de Matemática nos mais diversos níveis e modalidades.

Matemática

Artigos que apresentam resultados originais, parciais ou finais, de pesquisas científicas na área de Matemática Aplicada, com interfaces em outras Ciências, nos mais diferentes contextos, incluindo técnicos e tecnológicos. E, na área de Matemática Pura, além de resultados originais, parciais ou finais de pesquisas científicas, artigos de divulgação matemática que apresentam nova ótica para problemas de Matemática ou tópicos ausentes, em geral, em cursos de Matemática.

Dossiê: Resolução de Problemas na Educação Matemática

Artigos apresentados no I Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática, evento de iniciativa e organização do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM) da Universidade Estadual de Maringá, Campus Sede, na cidade de Maringá, Paraná.

Dossiê: Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia

Artigos apresentados no Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-2023) & Simpósio 1ª Década do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (PPG-MCCT), da Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Rio de Janeiro, realizado de 30 de outubro a 1º de novembro de 2023.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta revista serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.