Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática

Autores/as

  • Camila e Silva Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande, RS
  • Javier García López Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1270

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Acústica, Óptica, Matemática

Resumen

O presente trabalho é um relato de uma experiência realizada durante a Semana Acadêmica do IFRS Campus Rio Grande no mês de outubro de 2014. A atividade foi realizada com os alunos do primeiro ao quarto ano dos diversos cursos integrados de Ensino Médio ofertados em Rio Grande, além dos alunos dos cursos tecnológicos. O objetivo era aproximar, de modo mais explícito, o Ensino de Física e o de Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foram montados experimentos de Acústica e Óptica. Inicialmente, os alunos observavam as experiências montadas, a seguir eram convidados a replicar os experimentos, inclusive trocando as condições iniciais. Finalmente, os alunos eram convidados a discutir a Matemática que estava por trás dos experimentos realizados. Dessa forma, foi possível discutir assuntos de Álgebra, Geometria, Trigonometria e apresentá-los associados à Física, esta vista como um modelo de representação de fenômenos da Natureza. A atividade teve duração de quatro horas e a diversidade do público trouxe alguns obstáculos, já que alguns alunos tinham mais facilidade que outros. No entanto, julgamos que se tratou de uma experiência positiva por dois motivos. Primeiro, porque conseguimos trabalhar de modo interdisciplinar, desde a concepção dos experimentos até sua execução propriamente. Segundo, porque foi possível não apenas apresentar resultados prontos, mas mostrar de que modo as ferramentas matemáticas contribuem para as “fórmulas” da Física. Desse modo, esperamos ter contribuído para desmitificar a “necessidade” de decorar fórmulas como sinônimo de aprendizado de Física, bem como de qualquer outra disciplina que envolva construção de modelos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Javier García López, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande, RS
    Formado em Matemática, pela Universidad Nacional de Ingenieria. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação Ambiental pela Univesidade Federal de Rio Grande. Atualmente professor Adjunto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS).

Referencias

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEFM, 1999.

FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1979.

______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.

______. (Org.) Interdisciplinaridade: dicionário em construção. São Paulo: Cortez, 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari; BIANCHETTI, Lucídio. (Orgs.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 25-49.

JANTSCH, Ari; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. In: JANTSCH, Ari; BIANCHETTI, Lucídio. (Orgs.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 11-24.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: IMAGO, 1976.

LOPES, Alice. Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso da contextualização. Educação e Sociedade [online], v. 23, n. 80, p. 201-233, mar. 2003.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, M. F. G.; DIAS, T. C. Práticas educativas interdisciplinares na escola: um estudo de caso em uma escola pública do Recife. Teoria e Prática da Educação, v. 10, n. 1, p. 133-143, 2007.

VEIGA-NETO, Alfredo. Uma lança com duas pontas. In: ROSA, Dalva; SOUZA, Vanilton. Políticas organizativas e curriculares: educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Publicado

2016-01-05

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

GOMES, Camila e Silva; LÓPEZ, Javier García. Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 1, n. 2, p. 214–221, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1270. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1270.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 267

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.