Preparação para a OBMEP: um relato de sucesso em duas escolas de Araguaína/TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4789

Palavras-chave:

OBMEP, Matemática, estudantes, aprendizagem, desempenho escolar

Resumo

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às Escolas Públicas e Privadas do Brasil, sendo realizada anualmente desde o ano de 2005. Este artigo tem como objetivos: apresentar as contribuições significativas para o ensino-aprendizagem da Matemática por meio do relato de experiência referente a uma ação realizada em duas escolas de Araguaína, TO, visando a preparação dos alunos do Ensino Fundamental para a segunda fase da OBMEP de 2017, 2018 e 2019; e fomentar o interesse docente em refletir sobre a relevância dessa olimpíada no estímulo do interesse dos discentes das escolas públicas, buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos. O presente relato aponta que, por meio da OBMEP, os estudantes das referidas escolas passaram a se interessar cada vez mais pela área de Matemática, tendo em vista que a ação possibilitou a ampliação da forma de estudo da disciplina. Essa ação propiciou também o desenvolvimento da autoconfiança dos discentes, de modo que estes puderam notar suas capacidades em participar de uma competição de conhecimento com possibilidades de premiação.

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Biografia do Autor

Werley Sales da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, TO, Brasil

Fernanda Vital de Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, TO, Brasil

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

SILVA, W. S. da; PAULA, F. V. de. Preparação para a OBMEP: um relato de sucesso em duas escolas de Araguaína/TO. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2006, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id4789. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4789. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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