Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio

Autores

  • Cristiane da Silva Stamberg Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Santo Ângelo, RS http://orcid.org/0000-0002-1197-4359
  • Anderson Daniel Stochero Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Santo Ângelo, RS http://orcid.org/0000-0002-4481-6605

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1288

Palavras-chave:

Matemática, Construção de Materiais Didáticos, Jogos, Ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, RS. O foco é mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Ensino envolvendo o uso de jogos e de materiais didáticos concretos que possam auxiliar os alunos da Instituição no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e de conceitos na disciplina de Matemática. Tendo em vista os benefícios da utilização de uma metodologia de ensino diferenciada dentro da sala de aula, buscou-se estimular os alunos, tornando esse processo mais agradável e interativo, de forma a unir o lúdico aos conceitos matemáticos, considerando os benefícios reais da utilização dos jogos e de materiais concretos. Diante disso, foi aplicado ao grupo de discentes um questionário a fim de identificar a percepção desses quanto ao método utilizado. No tratamento das informações do instrumento (questionário), foi feita a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, pôde-se perceber a aceitação e a efetividade da metodologia dentro da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva Stamberg, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Santo Ângelo, RS

Doutoranda em Educação na Ciências - UNIJUí-RS. Mestrado em Educação em Matemática e Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialização em Gestão Escolar e Graduação. Licenciatura Plena em Matemática e Física.  Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo-RS. Atua como docente dos cursos de Integrado em Manutençao e Suporte com a disciplina de matemática, no curso Subsequente em Enfermagem com a disciplina de matemática aplicada ä enfermagem e no curso superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet com a disciplina de matemática computacional.Membro do do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática- UNIJUÍ. Professora orientadora da especialização em PROEJA-EAD. Coordenadora do Projeto de Ensino Grupos de estudo e construção de materiais didáticos no ensino e na aprendizagem em matemática.

Anderson Daniel Stochero, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Santo Ângelo, RS

Aluno do curso Tecnológico em Sistemas para Internet - Instituto Federal Farroupilha- Campus Santo Ângelo.Bolsista do Projeto de Ensino Grupos de estudo e construção de materiais didáticos no ensino e na aprendizagem em matemática.Graduação em Administração pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA (2014). Pós-Graduando em Gestão Estratégica e de Marketing pelo IESA.

 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOTAS, D.; MOREIRA, D. A utilização de matérias didáticos nas aulas de Matemática: um estudo no 1º ciclo. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 26, n. 1, 2013.

BRASIL. Lei nº 11.892 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Presidência da República. Brasília, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GUIRADO, J. C.; YAMAMOTO, A. Y.; COUSIN, A. de O. A.; UEDA, C. M.; THOM, E. C. Jogos: um recurso divertido de ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. Maringá: Elograf, 2010.

LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática na Educação Infantil e séries iniciais. São Paulo: Rêspel, 2003.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MASSETO, M. T. (Org.). Ensino de engenharia: técnicas para a otimização das aulas. São Paulo: Avercamp, 2007.

MEDEIROS, C. F. de; SANTOS, E. M. dos. O concreto e o abstrato em Educação em Física e em Matemática. Recife: UFRPE, 2001.

MOURA, M. O. de. A séria busca no jogo do lúdico na Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 3, p. 17-24, 1994.

NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005.

RÊGO, Rômulo M.; RÊGO, Rogéria G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de Professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

STAMBERG, C. S.; BASTOS, A. A.; DINIZ, J. L.; CERETTA, R. P.; PEZZINI, A. C. Construção do conhecimento matemático com metodologias alternativas. In: UBERTI, H. G.; TONIOLO, J. M. S. A.; SOBRINHO, S. C. (Orgs.). PIBID IF Farroupilha: arquitetando saberes e fazeres da/na docência. São Leopoldo: Oikos, 2014.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

STAMBERG, C. da S.; STOCHERO, A. D. Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 155–166, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1288. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática nos Institutos Federais