Planilhas eletrônicas: um recurso para aprender Matemática Financeira

Autores

  • Dário Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1262

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Integração, Informática, Cooperação, Lógica

Resumo

O trabalho é o relato de uma experiência realizada, no IFRS – Campus Osório, nas aulas da disciplina de Matemática Financeira com a turma do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais em 2015/2, utilizando planilhas eletrônicas. Tal experiência se constituiu em um espaço para aprender conceitos de Informática sobre as planilhas integrando-os aos conceitos de Matemática inseridos nos problemas. A dificuldade apontada pelos alunos nesta disciplina é muito grande e os índices de reprovação são altos. Além disso, o mercado de trabalho na área de Administração exige que os profissionais dominem ferramentas computacionais, em especial, planilhas eletrônicas. Desta forma se integrou as duas ciências para proporcionar uma melhor formação ao estudante. Esta experiência é um projeto de ensino composto por três oficinas executadas no Laboratório de Informática, durante doze períodos de aula, com o diferencial de ser ministrada cooperativamente por um estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a professora de Matemática. Aponta-se como resultados parciais a mobilização dos estudantes em aprender e o bom desempenho destes na resolução de problemas de Matemática Financeira em diferentes situações. Cabe ainda citar que o estudante-ministrante refletiu sobre a sua futura área de atuação, a Informática, uma vez que, em geral, ela é vista apenas como um recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dário Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS

Técnico em Informática - IFRS - Campus Osório

Estudante do curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRS - Campus Osório

Aline Silva De Bona, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS

Professora de Matemática - UFRGS

Mestre Ensino de Matemática - UFRGS

Doutora em Informática na Educação - UFRGS

Pos-Doutora em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento - USP

Referências

BONA, A. S. D. Espaço de aprendizagem digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BONA, A.S. D. Ações de Investigação na aula de Matemática. Anais do XV Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, Paraná, p. 1-15, 2013.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BELTRÃO, M. E. P. Ensino de cálculo pela Modelagem Matemática e aplicações: teoria e prática. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

BORBA, M. C. e PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSER FILHO, M. S. Aprendizagem de Matemática financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

GOLVEIA, S. A. S. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de Matemática Financeira: construção e aplicação de Webquest. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

HERMÍNIO, M. H. G. B. O processo de escolha dos temas dos projetos de Modelagem Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

LEME, N. D. O ensino-aprendizagem de Matemática Financeira utilizando ferramentas computacionais: uma abordagem construcionista. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Centro das Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

MILAN, A. C. O Ensino da Matemática Financeira: uma abordagem orientada à incorporação de recursos tecnológicos. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2003.

STIELER, E. C. Uso da tecnologia da informática no Ensino Superior: um estudo da aplicação da planilha eletrônica Excel na disciplina de Matemática Financeira. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática), UNIFRA – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2007.

SCHNEIDER, I. J. Matemática financeira: um conhecimento importante e necessário para a vida das pessoas. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2008.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

RIBEIRO, D.; DE BONA, A. S. Planilhas eletrônicas: um recurso para aprender Matemática Financeira. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 191–197, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1262. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1262. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência