A utilização de Resolução de Problemas como estratégia pedagógica no ensino da Matemática no Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1286Keywords:
Resolução de Problemas, Didática, RaciocínioAbstract
Problemas matemáticos estão inseridos no cotidiano de todos nós. Eles apresentam grande importância por contribuir na formação da autonomia dos alunos, na construção do raciocínio e interpretação. Na escola, a resolução dos problemas matemáticos têm, além de outras funções, a de despertar a curiosidade dos alunos. Os momentos destinados à resolução deles exigem reflexão, planejamento e definição dos objetivos. Acontece que, muitas vezes, o que os professores tratam como problema, na verdade, é apenas um exercício. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade do aluno na utilização da Resolução de Problemas como proposta didática ou metodológica no Ensino Básico, na medida em que pode trazer melhorias no rendimento escolar, assim como na concepção dos professores em relação a este método. Por meio de atividades de resolução de problemas, foi possível constatar que após intervenção, os alunos desenvolveram maior afeição por este tipo de atividade, o que resultou em um aumento no empenho para encontrar as soluções das situações propostas. Constatou-se que o método da resolução de problemas como proposta didática, quando realizado de maneira correta, promove notável compreensão por parte dos alunos, o que influencia no seu melhor rendimento escolar.
Downloads
References
CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 36-47, 1996.
ECHEVERRIA, M. D. P. P; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: nov. 2015.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação ARAÚJO, H. L. de. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SMOLE, K. S. A resolução de problemas e o pensamento matemático. 2008. Disponível em: http://www.edicoessm.com.br/sm_resources_center/somos_mestres/formacao-reflexao/a-resolucao-de-problemas-pensamento-matematico.pdf. Acesso em: abr. 2015.
TAXA, F. O. S; FINI, L. D. T. Estudo sobre a solução de problemas aritméticos de multiplicação do tipo isomorfismo de medidas. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática. Florianópolis: Insular, p. 167-200, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.