A Geometria de Distâncias como uma Proposta para o Ensino Médio no Contexto da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2025v11id7227

Palavras-chave:

Geometria de Distâncias, Ensino Médio, BNCC

Resumo

A Geometria de Distâncias consiste em uma forma diferente de estudar analiticamente a geometria: explora um espaço métrico a partir de informações de distâncias entre pontos e não de suas coordenadas. Mesmo recente, já apresenta contribuições relevantes na Matemática e na Computação, com diversas aplicações em Robótica, Cinemática Inversa, Proteômica, Engenharias, dentre outras. Entretanto, tal abordagem ainda não é apresentada pelos docentes no ensino básico de matemática, os quais geralmente abordam conteúdos de maneiras tradicionais, pouco conectadas com a realidade do aluno e com as inovações com as quais temos extenso contato. Este trabalho investiga a viabilidade de incluir problemas de Geometria de Distâncias no currículo, modernizando o ensino básico de Matemática a partir de novas perspectivas que promovem a resolução de problemas e integram tecnologias no desenvolvimento das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Baseado em um estudo de caso com atividades realizadas na escola Feliciano Pires, em Brusque, Santa Catarina, o trabalho sugere atividades que podem enriquecer a prática docente e beneficiar o aprendizado dos alunos sob essa nova perspectiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

ALFAKIH, Abdo Y. Universal Rigidity of Bar Frameworks in General Position: A Euclidean Distance Matrix Approach. In: MUCHERINO, A.; LAVOR, C.; LIBERTI, L.; MACULAN, N. (ed.). Distance Geometry: Theory, Methods, and Applications. New York: Springer, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-5128-0_1.

ALIPANAHI, Babak; KRISLOCK, Nathan; GHODSI, Ali; WOLKOWICZ, Henry; DONALDSON, Logan; LI, Ming. Determining Protein Structures from NOESY Distance Constraints by Semidefinite Programming. Journal of Computational Biology, v. 20, n. 4, p. 296–310, 2013. DOI: https://doi.org/10.1089/cmb.2012.0089.

ALVES, Carmem Cleide; LAVOR, Leila Aparecida Maciel de; PEREIRA, Hérica Paiva. Evasão escolar: um desafio para a educação na atualidade. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. 1, 2017. DOI: https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.132.

AMADO, Nélia; SANCHEZ, Juan; PINTO, Jorge. A Utilização do GeoGebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 52, p. 637–657, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a11.

ANDERSON, Brian D. O.; SHAMES, Iman; MAO, Guoqiang; FIDAN, Bari¸s. Formal Theory of Noisy Sensor Network Localization. SIAM Journal on Discrete Mathematics, v. 24, n. 2, p. 684–698, 2010. DOI: https://doi.org/10.1137/100792366.

ANDRIONI, Alessandro; DE FREITAS, Rosiane; LAVOR, Carlile; LIBERTI, Leo; MACULAN, Nelson; MUCHERINO, Antonio (Ed.). Workshop on Distance Geometry and Applications 2013. [S.l.]: Federal University of Amazonas, 2013. Disponível em: https://www.antoniomucherino.it/download/DGA2013-BookOfExtendedAbstracts.pdf. Acesso em: 21 dez. 2024.

ASIMOW, Leonard; ROTH, Ben. The rigidity of graphs. Transactions of the American Mathematical Society, v. 245, p. 279–289, nov. 1978. Disponível em: https://community.ams.org/journals/tran/1978-245-00/S0002-9947-1978-0511410-9/S0002-9947-1978-0511410-9.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.

ASIMOW, Leonard; ROTH, Ben. The rigidity of graphs, II. Journal of Mathematical Analysis and Applications, v. 68, n. 1, p. 171–190, 1979. DOI: https://doi.org/10.1016/0022-247X(79)90108-2.

BIGGS, Norman; LLOYD, E. Keith; WILSON, Robin J. Graph Theory, 1736-1936. [S.l.]: Oxford University Press, 1986.

BILLINGE, Simon J. L.; DUXBURY, Phillip M.; GONÇALVES, Douglas S.; LAVOR, Carlile; MUCHERINO, Antonio. Recent results on assigned and unassigned distance geometry with applications to protein molecules and nanostructures. Annals of Operations Research, v. 271, n. 1, p. 161–203, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10479-018-2989-6.

BISWAS, Pratik; LIAN, Tzu-Chen; WANG, Ta-Chung; YE, Yinyu. Semidefinite programming based algorithms for sensor network localization. ACM Transactions on Sensor Networks, v. 2, n. 2, p. 188–220, mai. 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1149283.1149286.

BLUMENTHAL, L. M. Theory and Applications of Distance Geometry. [S.l.]: Oxford University Press, 1953.

BORG, Ingwer; GROENEN, Patrick J. F. Modern Multidimensional Scaling: Theory and Applications. 2. ed. [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2005. Springer Series in Statistics. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/0-387-28981-X. Acesso em: 21 dez. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 31 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017: Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 20 dez. 2024.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

CAUCHY, Augustin Louis. Sur les polygones et polyedres. Journal de l’École Polytechnique, v. 16, p. 87–99, 1813.

CAYLEY, Arthur. On a theorem in the geometry of position. Cambridge Mathematical Journal, v. 2, p. 267–271, 1841.

CONNELLY, Robert. A counterexample to the rigidity conjecture for polyhedra. Publications Mathématiques de l’IHÉS, v. 47, p. 333–338, 1977. Disponível em: http://www.numdam.org/item?id=PMIHES_1977__47__333_0. Acesso em: 21 dez. 2024.

CONNELLY, Robert. Generic Global Rigidity. Discrete & Computational Geometry, v. 33, n. 4, p. 549–563, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/s00454-004-1124-4.

CRIPPEN, Gordon M.; HAVEL, Timothy F. Distance Geometry and Molecular Conformation. [S.l.]: Research Studies Press, 1988. Chemometrics Research Studies Series.

CRONBACH, Lee J. Coefficient Alpha and the Internal Structure of Tests. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297–334, 1951. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02310555.

CUNNINGHAM, John P.; GHAHRAMANI, Zoubin. Linear Dimensionality Reduction: Survey, Insights, and Generalizations. The Journal of Machine Learning Research, v. 16, n. 1, p. 2859–2900, 2015. Disponível em: https://jmlr.org/papers/volume16/cunningham15a/cunningham15a.pdf. Acesso em: 21 dez. 2024.

DANTE, Luiz Roberto. Ensino de Matemática de Bolso: reflexões sobre como ensinar Matemática com significado, de acordo com a BNCC. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, Arco 43, 2021.

DOKMANIC, Ivan; PARHIZKAR, Reza; RANIERI, Juri; VETTERLI, Martin. Euclidean Distance Matrices: Essential theory, algorithms, and applications. IEEE Signal Processing Magazine, v. 32, n. 6, p. 12–30, nov. 2015. DOI: https://doi.org/10.1109/MSP.2015.2398954.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Plana. São Paulo: Atual, 1993. v. 9.

EREN, Tolga; GOLDENBERG, O. K.; WHITELEY, Walter; YANG, Yang Richard; MORSE, A. Stephen; ANDERSON, Brian D. O.; BELHUMEUR, Peter N. Rigidity, computation, and randomization in network localization. In: IEEE INFOCOM, 2004, Hong Kong, China. [S.l.: s.n.], 2004. v. 4, p. 2673–2684. DOI: https://doi.org/10.1109/INFCOM.2004.1354686.

EULER, Leonhard. Solutio problematis ad geometriam situs pertinentis. Euler Archive – All Works, v. 53, p. 128–140, 1741. Disponível em: https://scholarlycommons.pacific.edu/euler-works/53. Acesso em: 21 dez. 2024.

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Intradisciplinaridade matemática com GeoGebra na matemática escolar. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 63, p. 348–367, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a17.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877. Acesso em: 21 dez. 2024.

FRANÇA, Eliane Aparecida Carlos Silva. Geometria de Distâncias no Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 7 nov. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175806. Acesso em: 20 dez. 2024.

GLUCK, Herman. Almost all simply connected closed surfaces are rigid. In: GLASER, Leslie Curtis; RUSHING, Thomas Benjamin (ed.). Geometric Topology. Berlin, Heidelberg: Springer, 1975. P. 225–239. DOI: https://doi.org/10.1007/BFb0066118.

GONÇALVES, Douglas S. Geometria de Distâncias: aspectos teóricos e computacionais. São Carlos, SP: SBMAC, 2020. v. 91. Notas em Matemática Aplicada. Disponível em: https://www.sbmac.org.br/wp-content/uploads/2022/08/livro_91.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.

HAAG, Samuel. Novos Caminhos na Matemática do Ensino Médio com a Geometria de Distâncias. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Santa Catarina, Blumenau, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235684. Acesso em: 11 fev. 2025.

HAVEL, Timothy F.; WÜTHRICH, Kurt. An evaluation of the combined use of nuclear magnetic resonance and distance geometry for the determination of protein conformations in solution. Journal of Molecular Biology, v. 182, n. 2, p. 281–294, 1985. DOI: https://doi.org/10.1016/0022-2836(85)90346-8.

JACKSON, Bill; JORDÁN, Tibor. Connected rigidity matroids and unique realizations of graphs. Journal of Combinatorial Theory, Series B, v. 94, n. 1, p. 1–29, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jctb.2004.11.002.

KRISLOCK, Nathan; WOLKOWICZ, Henry. Explicit Sensor Network Localization using Semidefinite Representations and Facial Reductions. SIAM Journal on Optimization, v. 20, n. 5, p. 2679–2708, 2010. DOI:https://doi.org/10.1137/090759392.

LAMAN, Gerard. On graphs and rigidity of plane skeletal structures. Journal of Engineering Mathematics, v. 4, n. 4, p. 331–340, 1970. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01534980.

LANDIS, J. Richard; KOCH, Gary G. The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data. Biometrics, v. 33, n. 1, p. 159–174, mar. 1977. DOI: https://doi.org/10.2307/2529310.

LAURENT, Monique. Cuts, matrix completions and graph rigidity. Mathematical Programming, v. 79, n. 1, p. 255–283, 1997. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02614320.

LAVOR, Carlile; MUCHERINO, Antonio; LIBERTI, Leo; MACULAN, Nelson. Discrete approaches for solving molecular distance geometry problems using NMR data. International Journal of Computational Biosciences, v. 1, p. 88–94, 2010. DOI: https://doi.org/10.2316/J.2010.210-1025.

LIBERTI, Leo. Distance geometry and data science. Top, v. 28, n. 2, p. 271–339, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11750-020-00563-0.

LIBERTI, Leo; LAVOR, Carlile. Euclidean Distance Geometry. [S.l.]: Springer, 2017. v. 133.

LIBERTI, Leo; LAVOR, Carlile; MACULAN, Nelson; MUCHERINO, Antonio. Euclidean Distance Geometry and Applications. SIAM Review, v. 56, n. 1, p. 3–69, 2014. DOI: https://doi.org/10.1137/120875909.

LIBERTI, Leo; LAVOR, Carlile; MUCHERINO, Antonio. The Discretizable Molecular Distance Geometry Problem seems Easier on Proteins. In: MUCHERINO, A., LAVOR, C., LIBERTI, L., MACULAN, N. (ed.). Distance Geometry. New York: Springer, 2013. P. 47–60. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-5128-0_3.

LOPES, Maria Maroni. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 631–644, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300019.

MENGER, Karl. Untersuchungen über allgemeine Metrik. Mathematische Annalen, v. 100, p. 75–163, 1928. Disponível em: http://eudml.org/doc/159284. Acesso em: 21 dez. 2024.

SCHOENBERG, Isaac J. Remarks to Maurice Frechet’s Article“Sur La Definition Axiomatique D’Une Classe D’Espace Distances Vectoriellement Applicable Sur L’Espace De Hilbert. Annals of Mathematics, v. 36, n. 3, p. 724–732, jul. 1935. DOI: https://doi.org/10.2307/1968654.

SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, v. 34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130.

SINGER, Amit. Angular synchronization by eigenvectors and semidefinite programming. Applied and Computational Harmonic Analysis, v. 30, n. 1, p. 20–36, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acha.2010.02.001.

SO, Anthony Man-Cho; YE, Yinyu. Theory of semidefinite programming for Sensor Network Localization. Mathematical Programming, v. 109, n. 2, p. 367–384, mar. 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s10107-006-0040-1.

TOLANI, Deepak; GOSWAMI, Ambarish; BADLER, Norman I. Real-Time Inverse Kinematics Techniques for Anthropomorphic Limbs. Graphical Models, v. 62, n. 5, p. 353–388, 2000. DOI: https://doi.org/10.1006/gmod.2000.0528.

WU, Di; WU, Zhijun; YUAN, Yaxiang. Rigid versus unique determination of protein structures with geometric buildup. Optimization Letters, v. 2, n. 3, p. 319–331, jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11590-007-0060-7.

YEMINI, Yechiam. The positioning problem: a draft of an intermediate summary. [S.l.: s.n.], 1978. Disponível em: https://apps.dtic.mil/sti/tr/pdf/ADP003801.pdf. Acesso em: 21 dez. 2024.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. [S.l.]: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

HAAG, Samuel; FIDALGO, Felipe Delfini Caetano. A Geometria de Distâncias como uma Proposta para o Ensino Médio no Contexto da Base Nacional Comum Curricular. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 11, p. e201, 2025. DOI: 10.35819/remat2025v11id7227. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/7227.. Acesso em: 28 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 335

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.