Análise da estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar com estudantes do 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6741Palavras-chave:
teoria da atividade, ensino problematizador, atividade de situações problema discente, operações de multiplicarResumo
Objetiva-se neste artigo analisar a estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar fundamentado na teoria da Situações Problema Discente com estudantes do 6º ano da Escola Estadual Camilo Dias, no município de Boa Vista, Roraima. A pesquisa está baseada na Teoria Histórico-Cultural da Atividade no ensino problematizador de Majmutov. Foi aplicado um diagnóstico como forma de avaliar o nível de partida dos estudantes em relação aos conceitos multiplicativos, a fim de entender a consolidação do processo formativo de ensino e aprendizagem deles. Utilizando procedimentos metodológicos qualitativos com 13 estudantes, os resultados permitem uma reflexão em relação aos propósitos planejados, buscando-se observar o enfoque do ensino problematizador e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Referências
CARRAHER, Terezinha; CARRAHER, David.; SCHLIEMANN, Analúcia. Na vida dez, na escolar zero. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FEITOSA, Soraya de Araújo; MENDOZA, Héctor José Garcia; DELGADO, Oscar Tintorer. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov por meio da Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 456-475, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66644.
FEITOSA, Soraya de Araújo; OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva; DELGADO, Oscar Tintorer; MENDOZA, Héctor José García. Resultados do Grupo de Pesquisa didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática do Estado de Roraima. Revista Prática Docente, Confresa, v. 7, n. Especial, p. e22111, 2022. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22111.id1768.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MAGALHÃES, Verônica de Oliveira. Atividade de Situações Problema Discente Fundamentada na Teoria de Galperin, Talízina e Majmutov para formação de habilidade na Resolução de Problema com Operações de Adição e Subtração nos Discentes de 3º Ano do Ensino Fundamental do CAP/UFRR. Orientador: Héctor José García Mendoza. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2021. Disponível em: https://propei.uerr.edu.br/ppge/wp-content/uploads/2023/05/2021-Dissertacao_VersaoFinal_Veronica_jul21.pdf. Acesso em: 26 maio 2024.
MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; FEITOSA, Soraya de Araújo; MENDOZA, Héctor José García. Atividade de Situações Problema Discente com operações de adição e subtração. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202123.
MAJMUTOV, Mirza Ismailovich. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983.
MENDOZA, Héctor José Garcia; DELGADO, Oscar Tintorer. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin . Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 166-192, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-8.
MENDOZA, Héctor José Garcia; DELGADO, Oscar Tintorer. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para resolução de problemas. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Váldes. (org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1. ed. Guarujá, São Paulo: Editora Científica Digital, 2021, p. 226-242.
MENDOZA, Héctor José Garcia; DELGADO, Oscar Tintorer. Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 180-200, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482.
TALÍZINA, Nina Fiodorovna. Psicologia de la Enseñanza. Tradução: Ana Clavijo. Moscou: Progreso, 1988.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2009.
VILLÓRIA, Eugênia Karla Ferreira de Sousa; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente com operações aritméticas. Boletim do Museu Integrado de Roraima, Boa Vista, v. 13, n. 1, p. 146-165, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/881. Acesso em: 4 jan. 2021.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.