Porcentagem: uma proposta para o Ensino Fundamental de Modelagem Matemática a partir do controle calórico de alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3480

Palavras-chave:

Modelagem, Ensino Fundamental, Porcentagem

Resumo

Este trabalho apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta metodológica no Ensino Fundamental, na qual o aluno é o agente na construção do conhecimento. Constitui-se em uma proposta que pode ser realizada com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental e tem por objetivo investigar, por meio da realidade do aluno, o controle calórico dos alimentos consumidos diariamente por ele, contribuindo de forma significativa na aprendizagem dos conceitos de porcentagem. Apresentamos uma atividade de modelagem que viabiliza discutir o conceito de porcentagem com uma abordagem relacionada com as calorias dos alimentos que eles ingerem. Dessa forma, abordamos uma situação que se faz bastante presente no dia a dia dos discentes. A partir desse tema, desenvolvemos uma situação de modelagem que permite discutir sobre porcentagem utilizando contextos do cotidiano do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Regina Michelon, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo Santo Ângelo, RS

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões (URI) Campus Santo Ângelo, bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desde setembro de 2014 até 2018, e atualmente professora no Estado do Rio Grande do Sul.

Graciela Paz Meggiolaro, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS; Faculdade Santo Ângelo (FASA), Santo Ângelo, RS

Graduação em Física - Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012), Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2019) e Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atualmente é professora da Faculdade Santo Ângelo e professora substituta da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

MICHELON, K. R.; MEGGIOLARO, G. P. Porcentagem: uma proposta para o Ensino Fundamental de Modelagem Matemática a partir do controle calórico de alimentos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 6, n. 1, p. 1-16, 30 dez. 2019.

Edição

Seção

Ensino de Matemática