Políticas Editoriais
As Políticas Editoriais da REMAT passaram por revisão no segundo semestre de 2024, foram aprovadas pelo Conselho Editorial da REMAT em 29 de outubro de 2024 e publicadas em 6 de novembro do mesmo ano. Diretrizes, informações e práticas editoriais adotadas pela REMAT encontram-se a seguir.
1. Foco e escopo
A Revista Eletrônica da Matemática é um periódico científico de acesso aberto, que tem como missão compartilhar pesquisas nas áreas de Educação Matemática e de Matemática (Pura ou Aplicada), comprometendo-se com a integridade e a ética em todas as etapas do processo editorial. O periódico visa a publicação e a disseminação de produções originais de professores e pesquisadores, em duas seções:
Educação Matemática
Artigos que apresentam resultados originais, parciais ou finais, de pesquisas científicas na área de Educação Matemática, relacionados com o Ensino de Matemática e com a Formação Inicial ou Continuada de Professores de Matemática nos mais diversos níveis e modalidades.
Matemática
Artigos que apresentam resultados originais, parciais ou finais, de pesquisas científicas na área de Matemática Aplicada, com interfaces em outras Ciências, nos mais diferentes contextos, incluindo técnicos e tecnológicos. E, na área de Matemática Pura, além de resultados originais, parciais ou finais de pesquisas científicas, artigos de divulgação matemática que apresentam nova ótica para problemas de Matemática ou tópicos ausentes, em geral, em cursos de Matemática.
Adota o sistema de submissões e de publicações em fluxo contínuo, recebendo manuscritos em línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, sem cobrança de taxas de submissão, tramitação ou publicação. Ao publicar em uma das línguas, os autores são convidados a traduzir seu artigo para uma segunda língua adotada pelo periódico. Encontra-se hospedada no Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e recebe apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) do IFRS.
2. Princípios éticos e de boas práticas editoriais
Os princípios éticos e de boas práticas editoriais adotados pela REMAT têm por base o preconizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e se refletem em suas Políticas Editoriais. Devem ser de conhecimento de toda a Equipe Editorial da REMAT e de seus autores. Dessa forma, ao submeter um manuscrito, o autor correspondente deve incluir nos documentos da submissão a Declaração de Ciência dos Autores sobre as Políticas Editoriais da REMAT (DCAPE) (formato docx - em breve - a submissão da DCAPE passará a valer para submissões realizadas a partir de 2025), preenchida e assinada por todos os autores.
3. Política de autoria e contribuição
Durante o processo de submissão de um manuscrito, o autor correspondente responsabiliza-se pela inserção, no sistema de editoração eletrônica da Revista – Open Journal Systems (OJS) e na DCAPE, dos metadados de todos os autores, que incluem: nome completo, e-mail, nacionalidade, ORCID (o registro pode ser criado no site http://orcid.org), resumo da biografia (aceita-se o link do Currículo Lattes para autores brasileiros), instituição/afiliação. Não são aceitas inclusões de novos autores após o envio da DCAPE.
A contribuição autoral adotada pela REMAT segue o sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy), que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições: administração do projeto; análise formal; conceituação; curadoria de dados; escrita – primeira redação; escrita – revisão e edição; investigação; metodologia; obtenção de financiamento; recursos; software; supervisão; validação; visualização. Os autores podem consultar o Guia para marcação e publicação de contribuição de autores: Taxonomia CRediT, elaborado pela SciELO, para a definição da contribuição de cada autor. A contribuição autoral deve ser informada na DCAPE. Para os manuscritos aceitos, essa contribuição é publicada no artigo. Independente da forma de contribuição de cada autor, todos são igualmente responsáveis pelo conteúdo do artigo.
O autor correspondente deve incluir nos documentos da submissão uma declaração de revisão de texto (formato docx) realizada nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola (um idioma para o texto e mais dois idiomas para título, resumo e palavras-chave), emitida por profissionais competentes da área. Para manuscritos aceitos, o nome do revisor de texto, ou revisores, é publicado no artigo, com a indicação “revisor de texto”.
Qualquer pesquisador pode submeter manuscritos à REMAT, mas a submissão somente será considerada para avaliação se pelo menos um dos autores tiver o título de mestre no momento da submissão. Além disso, cada autor poderá ter no máximo um artigo publicado por edição. No caso de dossiês ou edições temáticas, limita-se a no máximo dois artigos por autor. Membros da equipe editorial da REMAT não estão impedidos de submeter manuscrito para a revista, todavia, neste caso, eles não participarão do acompanhamento do processo avaliativo, que estará a cargo de outro editor, com criterioso cuidado para não haver qualquer conflito de interesses ou interferência na decisão de aprovação ou não do manuscrito.
A proporção de artigos publicados em que ao menos um dos autores pertence à equipe editorial (editores ou revisores) não deve exceder 20%, com base nos artigos publicados nas duas edições mais recentes.
A ordem de autoria do artigo respeitará a última versão enviada pelos autores durante a edição de layout e deverá conter apenas os autores que aparecerem na DCAPE. Havendo divergências entre os autores sobre a ordem de autoria, respeitar-se-á a ordem da DCAPE.
4. Política de conflito de interesses/interesses concorrentes
A transparência em relação a conflito de interesses, ou interesses concorrentes, é essencial para manter a integridade e a credibilidade dos processos editoriais e de publicação. A REMAT considera que o conflito de interesses ocorre quando autores, revisores ou editores têm relações pessoais, comerciais, acadêmicas ou financeiras que possam influenciar ou parecer influenciar a elaboração, a avaliação ou a editoração de um manuscrito.
Na etapa 4 do processo de submissão no OJS, o autor correspondente deve informar em “Para os editores > Agências de fomento”, as agências de apoio, indicando a fonte de financiamento da pesquisa ou outro apoio institucional que facilitou a pesquisa. Caso o manuscrito seja aceito, os nomes das agências de apoio serão publicadas no artigo. Ainda, o autor correspondente deve incluir na DCAPE qualquer potencial conflito de interesses. Caso não exista conflito de interesse a declarar, o autor deve registrar explicitamente essa informação na declaração. A existência de um conflito de interesses não necessariamente exclui a publicação, apenas no caso de esta interferir na integridade do processo editorial.
Os revisores igualmente declararam qualquer conflito de interesses que possa interferir na imparcialidade de sua avaliação. Caso um revisor identifique um potencial conflito de interesses, ele deve recusar a avaliação do manuscrito e notificar o editor pelo próprio sistema de editoração da REMAT (OJS).
Os editores envolvidos no processo de decisão editorial também devem declarar qualquer conflito de interesses que possa comprometer sua capacidade de conduzir o processo de forma imparcial. Quando um conflito de interesses é identificado, o editor deve se abster de participar da decisão editorial, transferindo essa responsabilidade para outro editor da REMAT.
Autores, revisores e editores são responsáveis por informar, a qualquer tempo, ao editor ou ao editor-chefe da REMAT, sobre o surgimento de novas situações de conflito de interesses durante a tramitação de um manuscrito na revista. A omissão ou declaração falsa de conflito de interesses por parte de autores, revisores ou editores é considerada uma má conduta. A REMAT recomenda que todos tomem ciência das diretrizes apontadas na Política contra más condutas.
5. Política contra más condutas
A REMAT compromete-se com a integridade e a ética em todas as etapas do processo editorial. Quaisquer ações ou ocorrências que possam ser consideradas suspeitas ou pôr em xeque a boa conduta de autores, revisores ou editores, em qualquer etapa do processo editorial, antes ou após a publicação de um artigo, devem ser reportadas pelos usuários da REMAT ao seu Conselho Editorial, conforme orientado nas diretrizes da Política de reclamações e recursos. As denúncias podem ser feitas por leitores, autores, revisores ou outros membros da comunidade acadêmica. As práticas de má conduta identificadas durante o processo editorial por editores serão discutidas e tratadas de forma imediata no Conselho Editorial da REMAT.
O Conselho Editorial analisará inicialmente o mérito das denúncias. Durante essa fase, as partes envolvidas serão informadas por notificação do sistema de editoração da REMAT (OJS), ou pelo e-mail [email protected], e terão a oportunidade de responder às alegações. O Conselho Editorial decidirá sobre as medidas a serem tomadas, que podem incluir: orientação para adequação de conduta; reenvio da submissão com ajustes; rejeição justificada da submissão; elaboração e publicação de errata ou de retratação, caso a publicação já tenha ocorrido; proibição de futuras submissões à revista; advertência, suspensão ou banimento de revisores ou editores da equipe editorial. As partes envolvidas serão comunicadas sobre os encaminhamentos dados pelo Conselho Editorial.
As principais más condutas associadas à publicação são:
- Plágio: Apropriação indevida de trabalho ou ideias de outros autores sem a devida e correta atribuição. Plágio é considerado crime de violação de direito autoral previsto no Código Penal Brasileiro e na Lei Nº 9.610. A REMAT adota a norma ABNT NBR 10520: 2023, segunda edição, 19/07/2023, para a apresentação de citações em documentos, e a norma ABNT NBR 6023: 2018, versão corrigida 2, 24/09/2020, para a elaboração de referências. Como forma de verificar o plágio nas publicações, a REMAT adota a ferramenta CopySpider para todos os manuscritos submetidos e a ferramenta iThenticate para os manuscritos aceitos. Os relatórios produzidos são mantidos no OJS em “Submissão” e em “Editoração”, respectivamente. Dependendo da análise dos relatórios de similaridade produzidos nas duas etapas, o autor correspondente será notificado sobre possíveis correções no texto ou a submissão será rejeitada, a depender do teor das similaridades apontadas.
- Publicação redundante: Submissão ou publicação de um trabalho já publicado em outro meio de divulgação, sem o devido reconhecimento ou justificativa. Se for verificado que o trabalho já foi publicado em outro meio de divulgação, a submissão será rejeitada. Se tiver sido parcialmente publicado, em caso de continuidade de pesquisa, por exemplo, o autor será orientado a adequar a escrita de modo a replicar o mínimo possível do texto, e do conteúdo, sempre citando a fonte primária. Caso necessário, os responsáveis pelo veículo da publicação original serão contatados para alinhamento das políticas de propriedade intelectual. Os autores da REMAT devem consultar as diretrizes da Política de propriedade intelectual para publicações de manuscritos em pré-prints, de excertos de dissertações e teses, e de trabalhos de conclusão de curso na forma de artigo.
- Manipulação de citações: Uso inadequado ou intencionalmente enganoso de referências com o objetivo de influenciar artificialmente o impacto percebido de uma pesquisa, o índice de citações de um autor ou de uma revista. A REMAT não solicita a inclusão de artigos da própria revista ou de seus editores e revisores sem extrema necessidade científica. No caso da utilização de ideias próprias já publicadas, que sejam de extrema importância no manuscrito submetido, a REMAT permite até um percentual de 20% de autocitações. Citações irrelevantes para o trabalho não devem ser incluídas.
- Falsificação e fabricação de dados: A falsificação de dados refere-se à apresentação de dados, procedimentos ou resultados de pesquisa de maneira relevantemente modificada, imprecisa ou incompleta, a ponto de poder interferir na avaliação do peso científico que realmente conferem às conclusões que deles se extraem. A fabricação de dados refere-se à afirmação de que os dados, procedimentos ou resultados foram obtidos, mas realmente não o foram. A REMAT orienta que os autores mantenham a transparência e exatidão dos dados e atentem às diretrizes da Política de compartilhamento e reprodutibilidade de dados.
- Conflito de interesses não declarado: Falha em divulgar quaisquer interesses pessoais, comerciais, acadêmicos ou financeiros que possam influenciar ou parecer influenciar a elaboração, a avaliação ou a editoração de um artigo. Recomenda-se aos autores a apropriação das diretrizes da Política de conflito de interesses/interesses concorrentes.
- Má conduta na revisão por pares: Comportamento inadequado durante o processo de revisão por pares, como a divulgação de informações confidenciais, ou a tomada de decisões baseadas em preconceitos pessoais. Recomenda-se aos revisores a apropriação das diretrizes da Política do processo de revisão por pares.
- Uso inadequado de Inteligência Artificial: O uso de ferramentas de IA para a criação ou edição de conteúdo sem a devida transparência é considerado má conduta. Os autores devem declarar explicitamente a forma de uso de uma IA no processo de elaboração do manuscrito e garantir que sua utilização não comprometa a integridade da pesquisa. Ainda, considera-se má conduta o uso de IA para manipular ou fabricar dados ou resultados, ou para simular revisões por pares. Recomenda-se aos autores, revisores e editores a apropriação das diretrizes da Política de uso de Inteligência Artificial.
Aconselha-se que autores, revisores e editores estejam cientes sobre as boas práticas e casos de má conduta apontados pelo COPE, de forma a não incorrer em más condutas na pesquisa ou na publicação. Os autores da REMAT são integralmente responsáveis pela precisão dos dados, informações e referências apresentados em seus manuscritos. Caso seja comprovada a violação de princípios éticos, a REMAT se isenta de qualquer responsabilidade, cabendo aos autores arcar com as penalidades previstas em lei.
6. Política de reclamações e recursos
Reclamações contra a revista ou qualquer membro da equipe editorial devem ser encaminhadas para [email protected].
As demandas recebidas serão debatidas pelo Conselho Editorial da REMAT em reunião ordinária, ou extraordinária em casos de denúncia de má conduta, o qual deliberará pela decisão mais adequada, levando em consideração todas as Políticas Editoriais da REMAT.
O reclamante receberá um e-mail de resposta sobre a decisão do Conselho em até 30 dias úteis após o recebimento da reclamação. Caso o reclamante não concorde com a decisão, poderá entrar com um recurso pelo mesmo e-mail em até 15 dias após a resposta inicial. O Conselho enviará uma confirmação de recebimento do recurso e, em seguida, analisará o caso, emitindo uma decisão final em até 30 dias úteis após o recebimento do recurso.
7. Política de propriedade intelectual
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.
São aceitos manuscritos disponibilizados em repositórios de pré-prints e excertos de dissertações de mestrado ou de teses de doutorado. Trabalhos de conclusão de curso (graduação e especialização), que originalmente tenham sido escritos na forma de artigo, são aceitos para avaliação apenas se ainda não tiverem sido publicados. Nesse caso, a disponibilização em repositórios institucionais só poderá ser feita após a publicação pela REMAT, incluindo o DOI do artigo. Não são aceitos manuscritos em processo de avaliação em outros periódicos e nem é permitido que nossas submissões sejam enviadas para avaliação simultânea em outros veículos de publicação.
A REMAT não cobra dos autores taxas de submissão, tramitação e publicação, nem dos leitores taxas para o acesso aos artigos já publicados. No entanto, solicita ao autor correspondente, na submissão do manuscrito, que anexe uma declaração de revisão de texto nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola (um idioma para o texto e mais dois idiomas para título, resumo e palavras-chave), emitida por profissionais competentes da área, conforme consta na Política de autoria e contribuição. A contratação e o pagamento dos revisores de texto ficam a cargo dos autores.
8. Política de compartilhamento e reprodutibilidade de dados
A REMAT encoraja seus autores a compartilhar os dados necessários para a reprodutibilidade de suas pesquisas. Os autores são incentivados a publicar os dados em repositórios de dados abertos, sempre que possível e cabível, garantindo que estejam disponíveis na íntegra e de forma acessível para outros pesquisadores.
Independentemente da disponibilidade de dados, os autores devem descrever a metodologia adotada na pesquisa, os materiais e os métodos com a maior riqueza de detalhes possível. Essa descrição detalhada deve permitir que outros pesquisadores repliquem o estudo em condições semelhantes, mesmo que os dados brutos não possam ser compartilhados.
Para garantir total transparência dos resultados obtidos, quando os dados não forem disponibilizados abertamente em repositórios, o autor correspondente deve declarar na DCAPE que os dados estarão disponíveis mediante solicitação dos revisores. Exemplos incluem conjuntos de dados experimentais, estatísticos, simulações, códigos de programação, resultados de pesquisas e formulários, dados de desempenho de estudantes, entre outros. A solicitação dos revisores deve ser realizada ao editor da submissão. O autor deve responder à solicitação do editor em até 15 dias úteis e fornecer os dados em um formato que seja acessível e utilizável.
9. Política do processo de revisão por pares
A REMAT adota o modelo de revisão por pares duplo-cega. Nesse modelo, a identidade dos autores não é revelada aos revisores e vice-versa. A comunicação entre as partes, se necessária, ocorre por intermédio do editor.
Ao submeter um manuscrito, o autor correspondente deve garantir que todas as informações que possam identificar a autoria do trabalho sejam anonimizadas. Isso inclui nomes, instituições/afiliações, agradecimentos, agências de fomento, apoio institucional, e qualquer outra referência que possa revelar a identidade dos autores no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo. No caso de autocitações, elas também devem aparecer de forma anonimizada. Recomenda-se aos autores consultar as diretrizes sobre manipulação de citações na Política contra más condutas.
Após a submissão, na etapa do desk review, o manuscrito será revisado por um editor para garantir que todas as informações de identificação foram removidas. O editor também verificará se o manuscrito atende ao foco e escopo da REMAT e se cumpre requisitos mínimos de uma publicação científica. Se necessário, o autor correspondente será notificado sobre a necessidade de ajustes antes de ser enviado para a revisão por pares. Manuscritos que não atenderem a esses requisitos básicos serão rejeitados. A identificação dos autores só será incorporada no artigo na etapa da edição de layout.
O editor selecionará pelo menos dois revisores especialistas no tema abordado pelo manuscrito. A escolha dos revisores é realizada de acordo com análise de currículo e áreas de interesse do revisor. Ainda, são analisados os dados informados pelos autores na DCAPE, de forma a garantir que os revisores não possuam conflito de interesses com os autores ou com o conteúdo do trabalho. Caso um revisor identifique um potencial conflito de interesses, ele deve recusar a avaliação do manuscrito e notificar o editor.
Os revisores devem fornecer um parecer baseado nos méritos científicos e metodológicos do manuscrito, observando os seguintes critérios (critérios apresentados no curso “Avaliador de Artigo Científico” da ABEC Brasil, com a inclusão dos itens sobre violação de direito autoral e uso de ferramentas de Inteligência Artificial):
- Elemento avaliativo: originalidade e relevância do tema
Critério 1: originalidade – atende quando o artigo traz ideias originais que ainda não foram apresentadas sobre o assunto.
Critério 2: relevância – atende quando o tema é importante para o contexto em que está inserido.
- Elemento avaliativo: introdução
Critério 3: contextualização da pesquisa – atende quando a introdução deixa claro o tema da pesquisa, apresenta os estudos que abordaram o problema ou pesquisas similares e aponta a lacuna que a pesquisa cobre.
Critério 4: problema de pesquisa e objetivos – atende quando a introdução deixa claro qual é a pergunta de pesquisa ou as hipóteses (se for o caso) e os objetivos gerais e/ou específicos estão consoantes com a pergunta da pesquisa.
- Elemento avaliativo: referencial teórico
Critério 5: adequação ao contexto – atende quando o referencial teórico está pertinente ao tema e consoante com os objetivos elencados; ainda, não há violação de direito autoral.
Critério 6: relevância e contribuição para a análise da pesquisa – atende quando o referencial teórico é apresentado em quantidade e qualidade suficientes para o construto da pesquisa e as ideias são apresentadas em profundidade suficiente para o estudo em questão.
- Elemento avaliativo: resultados
Critério 7: coerência dos resultados – atende quando apresenta coerência dos resultados com o objetivo da pesquisa, com o referencial teórico e com a metodologia.
Critério 8: exatidão dos resultados – atende quando apresenta apuração correta dos dados e os resultados denotam não haver fabricação ou falsificação de dados; no caso de uso de Inteligência Artificial, ela não comprometeu a exatidão e a integridade da pesquisa.
- Elemento avaliativo: discussões
Critério 9: diálogo com o referencial teórico – atende quando as discussões apresentam correlação coerente com o referencial teórico.
Critério 10: diálogo com os resultados apresentados – atende quando as discussões apresentam correlação coerente com os resultados apresentados.
- Elemento avaliativo: conclusões
Critério 11: resposta à pergunta e aos objetivos – atende quando as conclusões apresentam uma resposta à pergunta de pesquisa e aos objetivos.
Critério 12: autoria e autoavaliação na conclusão – atende quando apresenta fechamento autoral sem repetição de trechos anteriores do artigo e apontamento de limitações da própria pesquisa e pesquisas futuras.
- Elemento avaliativo: adequação do título, resumo e das palavras-chave
Critério 13: coerência no título – atende quando o título especifica mais genericamente o teor do trabalho; o subtítulo (quando houver) é um título técnico mais relacionado à temática.
Critério 14: coerência no resumo e na escolha das palavras-chave com o trabalho – atende quando o resumo apresenta objetivo, metodologia, resultados e conclusões de forma coerente com o trabalho; a escolha das palavras-chave está em consonância com o teor do artigo e com a área.
- Elemento avaliativo: metodologia
Critério 15: descrição da metodologia – atende quando a metodologia está bem descrita e explicita a forma da coleta de dados (se for o caso) e da análise; no caso do uso de Inteligência Artificial, apresenta qual a tecnologia de IA utilizada e a sua forma de uso: redação, revisão, tradução, geração de figuras, análise de dados, entre outros.
Critério 16: adequação da metodologia – atende quando a metodologia está coerente com a teoria e condizente com os resultados.
- Elemento avaliativo: normas e idioma
Critério 17: apresentação do artigo dentro das normas – atende quando há observância das normas em relação às citações, referências, apresentação de ilustrações e tabelas (título e fonte).
Critério 18: apresentação do texto no idioma – atende quando o texto apresenta acentuação e digitação correta das palavras; concordância nominal e verbal; disposição correta das palavras e ligação entre frases ou parágrafos (coesão); relação lógica das ideias apresentadas (coerência); evita a repetição no texto do que já está escrito nas ilustrações e tabelas.
- Elemento avaliativo: apresentação
Critério 19: ilustrações e tabelas – atende quando as ilustrações (gráficos, quadros, imagens, figuras) e tabelas possuem tamanho e legibilidade adequados para leitura.
Um manuscrito pode ser rejeitado por outros motivos, mas há fortes indícios de rejeição caso não atenda a um dos critérios: 6, 8 ou 9.
Os revisores possuem um prazo de duas semanas para a avaliação. Revisores que precisarem de mais tempo devem solicitar extensão do prazo ao editor.
Para ser revisor da REMAT é necessário possuir o título de mestre, ter formação preferencialmente na área da Matemática e ter expertise na área em que sua avaliação está sendo requisitada. A formação do revisor será comprovada mediante consulta de currículo nas plataformas Lattes e ORCID. Revisores estrangeiros, que não possuam Lattes ou ORCID, devem encaminhar outra forma de currículo para análise.
Em posse dos pareceres, o editor poderá rejeitar justificadamente a submissão ou solicitar aos autores as modificações sugeridas pelos revisores. No segundo caso, após receber os pareceres, o autor correspondente deve responder de maneira detalhada a cada um dos pontos levantados pelos revisores, em um prazo de duas semanas. As respostas devem ser incorporadas ao manuscrito revisado, que será analisado pelo editor. Se o editor julgar necessário, o manuscrito revisado será novamente avaliado pelos mesmos revisores. Autores que precisarem de mais tempo devem solicitar extensão do prazo ao editor. Em caso de não apresentação do manuscrito revisado no prazo estipulado, o manuscrito será rejeitado e a submissão, arquivada.
Com base nos pareceres dos revisores e nas revisões submetidas pelo autor, o editor tomará uma decisão: aceitar submissão ou rejeitar submissão. O editor ainda pode recorrer ao Conselho Editorial da REMAT para a tomada de decisão, visto que esse conselho tem por função garantir a qualidade e o rigor científico do que é publicado na REMAT.
Todas as decisões finais são comunicadas aos autores de maneira transparente e justificada, mantendo o anonimato do processo.
A identificação de plágio em qualquer etapa do processo implicará na rejeição do manuscrito, conforme diretrizes da Política contra más condutas da revista.
A REMAT espera que todos os revisores ajam com integridade, confidencialidade e respeito ao trabalho dos autores. Qualquer comportamento inadequado durante o processo de revisão será tratado de acordo com a Política contra más condutas.
10. Política de supervisão ética
De forma a garantir que todas as pesquisas sejam conduzidas de forma ética e responsável, a REMAT solicita que o autor correspondente indique na DCAPE se a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa de sua instituição ou se não houve necessidade devido à natureza da pesquisa. No Brasil, as pesquisas envolvendo animais e seres humanos devem ser submetidas à apreciação do Sistema CEP/CONEP.
No caso de pesquisas com seres humanos, o autor correspondente deve confirmar que o consentimento foi obtido e que os participantes, ou seus responsáveis, foram informados sobre a publicação dos resultados. Os dados apresentados no manuscrito devem ser anonimizados para proteger a identidade dos participantes. Informações identificáveis não devem ser divulgadas sem a devida autorização. Além da anonimização, os autores devem garantir que todos os dados confidenciais sejam tratados e armazenados de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis.
A REMAT também tem o compromisso de que o fluxo editorial seja conduzido de forma ética, cabendo a todos os editores a supervisão e reclamação de casos de má conduta, os quais são discutidos na Política contra más condutas.
11. Política de uso de Inteligência Artificial
Esta política estabelece as diretrizes para o uso responsável e ético de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), assegurando que seu uso esteja alinhado com os valores de transparência e integridade científica. Aplica-se a todos os autores, revisores, editores e demais membros da equipe editorial da REMAT que utilizam tecnologias de IA para a produção das publicações na revista.
Quando o uso de IA for empregado na criação ou edição de conteúdo, os autores devem informar na introdução ou na seção metodológica do manuscrito qual a tecnologia de IA utilizada e a sua forma de uso: redação, revisão, tradução, geração de figuras, análise de dados, entre outros. Além disso, essa informação deve constar na DCAPE. Alerta-se que todo o conteúdo gerado por IA deve ser devidamente revisado, pois a responsabilidade sobre a exatidão e a integridade científica é dos autores. Bots de IA não devem ser colocados como autores, uma vez que não têm legitimidade legal para manter os direitos autorais de uma pesquisa original.
Na etapa do desk review, de posse da DCAPE e do manuscrito, o editor fará a verificação se os autores apresentaram as devidas informações sobre o uso de IA na elaboração do manuscrito. Havendo necessidade, o autor correspondente deverá fazer ajustes antes de o manuscrito ser encaminhado para a revisão por pares, de forma a garantir a transparência no uso da IA. Nos manuscritos em que os autores declararem o uso de IA, revisores e editores deverão analisar se o uso da IA não comprometeu a exatidão e a integridade da pesquisa.
Editores e revisores da REMAT não devem utilizar ferramentas de inteligência artificial na revisão por pares, garantindo a confidencialidade e a originalidade dos trabalhos confiados à revista pelos autores.
Revisores, editores e demais membros da equipe editorial da REMAT também devem fazer o uso de IA em suas atividades de maneira responsável e ética, sem comprometer a integridade dos processos editoriais da revista. Recomenda-se a apropriação das diretrizes da Política contra más condutas da revista.
12. Política de discussões e correções pós-publicação
A REMAT assume a responsabilidade de publicar erratas e retratações na aba “Documentos” do site da revista, com vistas a esclarecer possíveis correções pós-publicação.
No caso de errata, o artigo original será mantido e, ao final do texto, far-se-á o registro da correção, sob o título “Errata”, fazendo menção ao erro, apresentando a forma corrigida e fazendo referência ao documento que publicou a errata.
No caso de retratação, o artigo original será substituído por uma mensagem dizendo que o artigo foi retratado, incluindo referência ao documento da retratação. O texto da retratação explicará de forma clara o porquê do artigo estar sendo objeto de retratação e incluirá a citação completa do artigo que sofrer a retratação.
13. Política de gestão
A REMAT está vinculada ao Setor de Publicações Científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. O Setor de Publicações Científicas tem como órgão consultivo e deliberativo o Conselho Editorial do IFRS, no qual a REMAT possui representatividade, uma vez que os editores-chefes dos periódicos são membros natos (portarias de designação do Conselho Editorial do IFRS).
O Conselho Editorial da REMAT é composto por pesquisadores do IFRS e de outras instituições. Os integrantes deste Conselho, servidores do IFRS, são designados via portaria do reitor do IFRS (portarias de designação do Conselho Editorial da REMAT – servidores do IFRS). A lista completa dos integrantes do Conselho Editorial da REMAT encontra-se em Sobre > Equipe Editorial.
A equipe editorial da REMAT inclui: editor-chefe, editor-adjunto, editor-executivo, editores, Conselho Editorial, revisores e secretaria. Possui como atribuições:
- Escolher, a cada dois anos, entre seus membros, editor-chefe, editor-adjunto, editor-executivo, editores e Conselho Editorial, podendo ocorrer ilimitadas reconduções;
- Avaliar periodicamente a composição da equipe editorial para atender as linhas de pesquisa referentes ao foco e escopo da revista, podendo, a qualquer momento, incluir ou excluir membros;
- Identificar, selecionar e substituir revisores;
- Definir os membros da secretaria, conforme demanda da REMAT e disponibilidade de recursos humanos e financeiros do IFRS;
- Definir foco, escopo e políticas editoriais da revista;
- Zelar pela integridade e pela ética em todas as etapas do processo editorial;
- Deliberar sobre a identidade visual e o processo editorial;
- Zelar pela qualidade e rigor científico do que é publicado;
- Zelar pela regularidade de sua publicação;
- Avaliar periodicamente e propor modificações das normas da revista, visando manter sua qualidade;
- Apropriar-se de conhecimentos na área de editoração científica por meio de leituras, eventos e cursos;
- Promover a divulgação da Revista.
Atribuições do editor-chefe:
- Coordenar a equipe editorial e o processo editorial;
- Escolher o editor-adjunto;
- Convocar a equipe editorial;
- Encaminhar ao Conselho Editorial reclamações, recursos e casos de má conduta;
- Aprovar ou rejeitar a publicação dos manuscritos no final do processo de avaliação;
- Manter uma equipe de revisores adequada às necessidades da revista;
- Promover o desenvolvimento contínuo da equipe editorial, divulgando leituras, eventos e cursos na área de editoração científica;
- Viabilizar meios para a editoração da revista;
- Divulgar a revista.
Atribuições do editor-adjunto:
- Assessorar o editor-chefe em atribuições específicas;
- Representar o editor-chefe quando necessário.
Atribuições do editor-executivo:
- Assessorar o editor-chefe em atribuições específicas;
- Buscar indexadores que contemplam o foco e o escopo da revista;
- Divulgar aos editores capacitações com vistas ao aperfeiçoamento da equipe.
Atribuições dos editores:
- Fazer avaliação prévia dos manuscritos submetidos à publicação;
- Emitir parecer para qualificar a pertinência de publicação dos manuscritos subsidiado pelos pareceres dos revisores;
- Avaliar o desempenho dos revisores;
- Mediar as relações entre revisores e autores;
- Assessorar o editor-chefe e o editor-adjunto.
Atribuições do Conselho Editorial
O Conselho Editorial é composto por especialistas de amplo reconhecimento na comunidade acadêmica, excepcionalmente convidados para assessorar o editor-chefe, dentro de sua área de especialidade, para:
- Garantir a qualidade e o rigor científico do que é publicado;
- Estabelecer diretrizes estratégicas de longo prazo e apoiar a tomada de decisões que assegurem a independência editorial da revista;
- Fazer avaliação dos trabalhos submetidos à publicação;
- Discutir e tratar reclamações, recursos e casos de má conduta;
- Aprovar conteúdo para publicidade da revista.
Atribuições dos revisores:
- Concordar em revisar manuscritos apenas em assuntos nos quais tenha experiência;
- Declarar qualquer conflito de interesses;
- Respeitar a confidencialidade da revisão e não revelar quaisquer detalhes da pesquisa;
- Não utilizar ferramentas de IA na revisão por pares, garantindo a confidencialidade e a originalidade dos trabalhos confiados à REMAT pelos autores;
- Realizar a revisão dentro do prazo estabelecido;
- Emitir parecer sobre os manuscritos no processo de avaliação duplo-cega;
- Ser objetivo e construtivo nos comentários, evitando críticas pessoais, hostis, difamatórias ou depreciativas;
- Indicar novos revisores.
Atribuições da secretaria executiva:
- Recepcionar os trabalhos submetidos à publicação, organizar e gerenciar o fluxo do processo editorial;
- Orientar os autores quanto à adequação dos textos às normas de publicação e outros procedimentos pertinentes ao processo de análise e aprovação dos trabalhos;
- Fazer a revisão inicial dos manuscritos quanto ao atendimento das normas da revista;
- Gerenciar o fluxo de manuscritos no processo editorial para garantir o cumprimento de prazos;
- Fazer a edição de layout dos artigos;
- Manter o registro de avaliações de desempenho de revisores;
- Manter atualizado o cadastro de editores, conselheiros e revisores;
- Divulgar os artigos e a revista;
- Indexar a revista junto aos sistemas de informação que contemplam o foco e o escopo da revista;
- Manter atualizado o site da revista.
14. Política de arquivamento e preservação digital
A REMAT é hospedada no Portal de Periódicos do IFRS, o que garante a preservação de seu conteúdo digital a partir de cópias de segurança realizadas periodicamente pelo IFRS, além do Portal fazer parte da Preservação Digital de Periódicos Eletrônicos Brasileiros da Rede Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital. Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University, EUA, que fornece software livre de preservação digital para bibliotecas e editoras, com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim como à garantia de acesso a esses acervos.
Ao ser notificado sobre a publicação de seu artigo, o autor correspondente recebe um e-mail pelo OJS com a versão final no formato editável (docx ou tex) e no formato publicado (PDF/A). Ainda, são feitas cópias de segurança desses arquivos no Drive da conta Google da REMAT.
Os metadados são preservados na Crossref mediante o identificador DOI (10.35819).
15. Política de publicidade
A REMAT exerce sua política de publicidade por meio de notícias publicadas no site da revista e do IFRS e nas redes sociais institucionais (Facebook, Instagram). O conteúdo publicado é aprovado pelo Conselho Editorial da REMAT visando a divulgação do periódico e a disseminação da ciência por ele veiculada. Não se realiza marketing direto com convites para publicação por e-mail.
16. Política de acesso livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
17. Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail informados nesta revista são usados exclusivamente para os propósitos da revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Todos os autores devem ser cadastrados na revista. Para os leitores, o cadastro é opcional. O cadastro inclui os seguintes dados: ORCID, nome completo, instituição/afiliação, país, e-mail.
18. Declaração de adequação à Ciência Aberta
A Ciência Aberta é um movimento que propõe mudanças na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. Propõe uma maior colaboração, transparência e sustentabilidade. No âmbito dos periódicos científicos, a Ciência Aberta é percebida pelo acesso aberto, pelos dados abertos, pela revisão por pares aberta e pelos indexadores de acesso aberto.
A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, indexar, bem como usá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem barreiras financeiras, jurídicas ou técnicas, a não ser aquelas associadas à obtenção de acesso à internet. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).
O acesso aberto possui diferentes níveis. As principais vias para a publicação aberta de periódicos científicos incluem a via verde, a via dourada, a via diamante e a via híbrida. A REMAT atende os requisitos da via diamante, uma vez que todos os artigos são disponibilizados em acesso aberto, de forma gratuita, permitindo sua leitura e reutilização imediatamente após a sua publicação, conforme a Política de acesso livre. Os custos envolvidos são mantidos pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul mediante participação em edital de apoio à edição de periódicos técnico/científicos do IFRS, gerenciado anualmente pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. O Campus Caxias do Sul do IFRS apoia a revista com espaço de trabalho e recursos tecnológicos necessários para seu gerenciamento. Conforme a Política de propriedade intelectual, não há cobranças de taxas de submissão, tramitação ou publicação aos autores. Os autores detêm os direitos autorais e aplica-se a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
Em relação a dados abertos, em sua Política de compartilhamento e reprodutibilidade, a REMAT encoraja seus autores a compartilhar os dados de suas pesquisas em repositórios de dados abertos, sempre que possível e cabível.
Conforme a Política do processo de revisão por pares, a REMAT adota a revisão duplo-cega, preservando a identidade dos autores e suas afiliações, bem como dos revisores. O editor tem ciência sobre a identificação dos autores e dos avaliadores.
Os indexadores de acesso aberto adotados pela REMAT são Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras, DOAJ – Directory of Open Access Journals e Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Catálogo 2.0).
19. Periodicidade
A REMAT adotou a publicação semestral de 2015 a 2019. De 2020 a 2024 adotou o sistema de publicações em fluxo contínuo (rolling pass), sendo organizada em dois números anuais. A partir de 2025, a REMAT permanece com o sistema de publicações em fluxo contínuo, sendo organizada em um único volume.
Para além das publicações regulares, a REMAT realizou a publicação de dois dossiês, um em 2021 e um em 2024.
A publicação de dossiês ocorre na REMAT sempre que os artigos propostos estiverem totalmente alinhados ao escopo da revista e vinculados a programas de pós-graduação. Tal ação é condicionada ao volume do trabalho editorial vigente. Quando estabelecida a parceria, os programas de pós-graduação responsabilizam-se pela avaliação prévia dos manuscritos e sua indicação para submissão à REMAT. No processo de submissão, os autores devem seguir o mesmo fluxo dos demais autores e os manuscritos passarão pela avaliação por pares da REMAT, podendo ser aceitos ou não para publicação. Os programas de pós-graduação comprometem-se em indicar revisores para a versão ampliada dos manuscritos.
Admitem-se submissões em fluxo contínuo, de 1º de fevereiro a 15 de dezembro de cada ano. As submissões realizadas após 30 de setembro de cada ano são consideradas para publicação no ano seguinte, devido ao tempo de tramitação editorial (desk review, revisão por pares, decisão editorial, edição de layout).
20. Sistema de editoração
A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.4.0.5), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
21. Protocolo de interoperabilidade
A REMAT utiliza o protocolo de interoperabilidade OAI-PMH – Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting, habilitado no sistema OSJ. O protocolo pode ser testado a partir do link: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai.
22. Fomento
A REMAT é um periódico científico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, hospedado no Portal de Periódicos do IFRS pela Diretoria de Tecnologia da Informação do IFRS.
A REMAT é financiada, desde 2018, pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, a partir da participação em editais de apoio à edição de periódicos técnico/científicos do IFRS, lançados anualmente, que contemplam recursos financeiros e bolsas. O recurso financeiro recebido é aplicado em capacitações para os editores (servidores do IFRS), materiais de divulgação da revista e serviços de tradução. As bolsas são destinadas a estudantes do Campus Caxias do Sul do IFRS, que atuam na secretaria da revista.
De 2015 a 2017, a REMAT foi financiada pela Coordenadoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Caxias do Sul, a partir da participação em editais de fomento interno, contemplando bolsistas para atuação na secretaria. Ainda, o Campus Caxias do Sul continua apoiando a revista com espaço de trabalho e recursos tecnológicos necessários para seu gerenciamento conforme orienta o Programa Institucional de Apoio à Edição de Periódicos Científicos do IFRS.
Todos os manuscritos passam pelo fluxo editorial da REMAT sem custo aos autores. Ressalta-se que não se pagam honorários a autores, revisores e editores.
23. Indexadores
Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras:
https://diadorim.ibict.br/vufind/Record/2-f77bac4d-b814-4929-b1bb-0c6063860aea?sid=965267
DOAJ – Directory of Open Access Journals:
https://doaj.org/toc/2447-2689
Google Scholar:
https://scholar.google.com/citations?user=PzCahaMAAAAJ&hl=pt-BR
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Catálogo 2.0):
https://www.latindex.org/latindex/ficha/24637
24. Divulgadores
BASE – Bielefeld Academic Search Engine:
https://www.base-search.net/Search/Results?lookfor=2447-2689&name=&oaboost=1&newsearch=1&refid=dcbasen
EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek:
https://ezb.uni-regensburg.de/ezeit/detail.phtml?jour_id=467523&bibid=AAAAA
LivRe – Revistas de Livre Acesso:
https://livre.cnen.gov.br
MIAR – Information Matrix for the Analysis of Journals:
https://miar.ub.edu/issn/2447-2689
MIGUILIM – Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras:
https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7057
Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto:
https://oasisbr.ibict.br
Portal de Periódicos da CAPES:
https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html
Portal de Periódicos do IFRS:
https://periodicos.ifrs.edu.br
RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal:
https://www.rcaap.pt
ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources:
https://portal.issn.org/resource/ISSN/2447-2689
25. Associações
ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos:
https://www.abecbrasil.org.br
26. Identificadores persistentes
Crossref DOI – Digital Object Identifier: 10.35819
E-ISSN: 2447-2689
ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0893-7426
27. Indicadores bibliométricos
Google Scholar:
https://scholar.google.com/citations?user=PzCahaMAAAAJ&hl=pt-BR
28. Preservação digital
Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital:
https://cariniana.ibict.br