Divisão Proporcional: uma investigação sobre as estratégias utilizadas por alunos concluintes do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i1id5154

Palabras clave:

Educação Matemática, Raciocínio Proporcional, Estratégias de Alunos, Ensino Médio

Resumen

Este artigo tem o propósito de analisar as estratégias apresentadas por alunos de 3º ano do Ensino Médio ao resolverem uma situação envolvendo a ideia de divisão proporcional na razão de 3 para 1. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola particular da Grande São Paulo com 43 estudantes de duas turmas concluintes da Educação Básica. A coleta de dados realizou-se por meio da apresentação de situações-problema em um questionário ? de caráter diagnóstico ?, as quais foram resolvidas e enviadas digitalmente por e-mail para a professora de Matemática das referidas turmas, que é coautora do artigo, por meio do qual se solicitou as resoluções de formas diferentes, caso fosse possível. Neste artigo, analisou-se uma das situações envolvendo divisão proporcional. A análise das estratégias permitiu identificar que nenhum dos alunos investigados resolveu a situação de duas maneiras. Quanto à resolução, identificou-se que a maioria dos estudantes se utilizou da Álgebra (modelagem de equação e sistemas de equação) e a minoria fez uso da Aritmética (ideias de divisão, fração, triplo e partição). Foi identificado a necessidade de um enfoque mais amplo da abordagem didática desse tipo de raciocínio no Ensino Médio.

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Biografía del autor/a

Helena do Carmo Borba Martins, Colégio Adventista da Liberdade (CAL), São Paulo, SP, Brasil

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP), São Paulo, SP, Brasil

Citas

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Publicado

2022-03-09

Cómo citar

MARTINS, H. do C. B.; SILVA, A. da F. G. Divisão Proporcional: uma investigação sobre as estratégias utilizadas por alunos concluintes do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 8, n. 1, p. e2004, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i1id5154. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5154. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Educação Matemática