Resolução de problemas: algumas intervenções pedagógicas

Autores

  • Marlise Furlan Secretaria Municipal da Educação (SMED), Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1172

Palavras-chave:

Problema Matemático, Resolução de Problemas, Problemas Desafiadores

Resumo

A caracterização de um problema matemático deve se realizar previamente à escolha de uma metodologia que trate da sua resolução. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, "um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado" (BRASIL, 1998, p. 41). Essa sequência de ações, necessária para se obter o resultado de um problema, de acordo com o método dos quatro passos de Polya (1995), consiste em compreender o problema, planejar a resolução, executar este plano e verificar o resultado. É importante observar que não basta ao professor propor problemas, faz-se necessário que ele proponha problemas que sejam desafiadores aos estudantes, e cuja solução não lhes esteja disponível de início, pois "o que é problema para um aluno pode não ser para outro, por exemplo, em função dos conhecimentos de que dispõe" (BRASIL, 1998, p. 41). Visa-se, desta maneira, estimular a vontade e direcionar a atenção do aluno à tarefa de resolver problemas desafiadores. Conduzir o processo de resolução, usando o método de Polya, como o de descrição dos passos da resolução dos problemas, primeiro conversando, discutindo, dramatizando, depois fazendo anotações, com o objetivo de criar memória visual ao pensamento, até que se construa uma estrutura, uma formalização, de acordo com o nível de ensino dos estudantes, é uma forma eficaz de desenvolver o processo de resolução de problemas matemáticos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlise Furlan, Secretaria Municipal da Educação (SMED), Caxias do Sul, RS

Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS e Especialista em Psicopedagogia pela UCS. Atua como professora e assessora pedagógica na Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul - RS.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FURLAN, M. MATIDA: Tempo e espaço de atenção no olhar-experiência de uma professora. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). Porto Alegre: UFRGS, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/34769>. Acesso em: 08 ago. 2015.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

FURLAN, M. Resolução de problemas: algumas intervenções pedagógicas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 5, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1172. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1172. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos