Histórico

A REMAT teve início em 2015, com um grupo de professores do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com o papel de publicizar produções originais com enfoque no Ensino de Matemática, Matemática Aplicada e/ou Matemática Pura, bem como divulgar pesquisas que versassem sobre o uso de tecnologias digitais e suas contribuições para estes campos do conhecimento.

Foram publicadas duas edições em 2015. A primeira totalmente vinculada à Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Caxias do Sul do IFRS, publicada em setembro de 2015, e a segunda com artigos provindos de diferentes instituições de ensino, publicada em janeiro de 2016.

Em 2016, a REMAT passou a apresentar uma seção especial dedicada à Matemática aplicada nos Institutos Federais, tanto a nível de pesquisa científica quanto a nível de práticas de ensino desenvolvidas nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. No mesmo ano, foi indexada junto ao Google Acadêmico e ao Diadorim.

A partir do final de 2016, a Equipe Editorial foi reestruturada e ampliada, com a finalidade de promover uma melhor qualificação do periódico. Além disso, as seções foram reestruturadas, passando a ser: Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos, Ensino de Matemática e Matemática Pura e/ou Aplicada.

Em 2018 foi indexada junto ao Google Analytics, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – ibict oasisbr, Revistas de livre acesso – LivRe, Sumários de Revistas Brasileiras – sumários.org e Directory of open access journals – DOAJ.

Em 2019 foi indexada junto ao Portal de Periódicos CAPES e Diretório do Sistema Latindex: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

A REMAT passou a adotar em 2020 o modelo de publicações em fluxo contínuo, que tem como principal característica a maior rapidez na disponibilização de pesquisas para leituras e citações.

Em 2021 os artigos da REMAT passaram a ser publicados em duas seções: Educação Matemática, composta por artigos que apresentam resultados originais, parciais ou finais, de pesquisas científicas na área de Educação Matemática, relacionados com o Ensino de Matemática e com a Formação Inicial ou Continuada de Professores de Matemática nos mais diversos níveis e modalidades, e Matemática, composta por artigos que apresentam resultados originais, parciais ou finais, de pesquisas científicas na área de Matemática Aplicada, com interfaces em outras Ciências, nos mais diferentes contextos, incluindo técnicos e tecnológicos. E, na área de Matemática Pura, além de resultados originais, parciais ou finais de pesquisas científicas, artigos de divulgação matemática que apresentam nova ótica para problemas de Matemática ou tópicos ausentes, em geral, em cursos de Matemática.

A trajetória da REMAT também pode ser conferida por meio das publicações de seus editores: