A Criptografia como motivação para a aprendizagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i1id5890

Palavras-chave:

Criptografia, Matemática, Função

Resumo

A criptografia está presente no cotidiano e se constitui ferramenta essencial para conferir segurança e confidencialidade na transmissão e depósito de informações, tendo como base saberes e procedimentos matemáticos. Dessa forma, considera-se que é um tema com poder de contextualizar o processo de ensino e aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes para aprender conteúdos matemáticos. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar a utilização da criptografia como ferramenta para motivar a aprendizagem do conceito de função. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com estudantes do 9º ano de uma escola pública municipal. Os dados foram coletados por meio de questionários, de observação e análise das atividades realizadas pelos discentes. O uso da Sala Aula Invertida como metodologia de ensino, somada aos recursos digitais selecionados, contribuíram para a motivação dos estudantes para realizar as atividades, apresentando suas compreensões sobre o conceito de função. Destarte, espera-se que os resultados alcançados possam servir de estímulo para práticas de ensino mais contextualizadas e significativas.

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Biografia do Autor

Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Macaúbas, BA, Brasil

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Vitória da Conquista, BA, Brasil

Fernando dos Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

SILVA, A. L. M. R.; PEROVANO, A. P.; SILVA, F. dos S. A Criptografia como motivação para a aprendizagem matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 9, n. 1, p. e2002, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i1id5890. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5890. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática