Formação matemática nos cursos de Pedagogia e formação didático-pedagógica nos cursos de Matemática: um estado do conhecimento

Autores

  • Ádryo Kleyton Pereira da Silva Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6924-6947
  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, Mossoró, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6625-7963
  • Stenio de Brito Fernandes Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), Mossoró, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6300-9561
  • Marlúcia Menezes de Paiva Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1123-342X

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6318

Palavras-chave:

Formação Matemática, Formação Didático-Pedagógica, Estado do Conhecimento

Resumo

Este estudo tem como objetivo evidenciar a produção científica sobre a formação matemática nos cursos de Pedagogia e a formação didático-pedagógica nos cursos de Matemática. A pesquisa é de abordagem qualitativa, em que optamos por realizar um estudo exploratório, por meio do Estado do Conhecimento, no site Google Acadêmico e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para garantir a organização e rigor da análise, inspiramo-nos no método Análise de Conteúdo. A partir do refinamento da busca, ao verificar os títulos, palavras-chave e resumo, foram selecionados 24 trabalhos. Os resultados reverberam que há uma dicotomia entre o preparo didático-pedagógico e os conhecimentos matemáticos nos cursos em tela, o que abre espaço para o aprofundamento de uma área de estudo que visa superar a questão, por meio da articulação entre os conhecimentos dos diferentes eixos formativos. Em suma, é urgente o diálogo entre pedagogos e licenciados em Matemática, com vistas a erigir uma formação crítica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádryo Kleyton Pereira da Silva, Recife, PE, Brasil

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, Mossoró, RN, Brasil

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), Mossoró, RN, Brasil

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Referências

ALMEIDA, M. B. A formação inicial de professores no curso de pedagogia: constatações sobre a formação matemática para a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria das Graças de Lima. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2009.

ALMEIDA, M. B.; LIMA, M. G. Formação inicial de professores e o curso de pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 2, p. 451-468, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000200014.

ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. 2. ed. São Paulo: Moderna,1999.

BANDEIRA, L. S. Os Saberes Docentes na Perspectiva de Tardif (2014), Pimenta (2002, 2012) e Gauthier et al. (2006). Revista Querubim, v. 4, n. 36, p. 90-105, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEDNARCHUK, J. Z. Formação inicial em matemática: as manifestações dos egressos de Pedagogia sobre a formação para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Dionísio Burak. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2012. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1332. Acesso em: 6 set. 2023.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 4 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 6 set. 2023.

BRITO, M. F. Cursos de licenciatura em pedagogia das Universidades Estaduais da Bahia: análise da formação matemática para a educação infantil. Orientadora: Ana Lúcia Manrique. 2015. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11055. Acesso em: 6 set. 2023.

BURKERT, R. S. Professores que somos, educadores que queremos ser: reflexões sobre o processo de formação inicial do professor de matemática. Orientadora: Sheyla Costa Rodrigues. 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, 2012. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/4789. Acesso em: 6 set. 2023.

CANDAU, V. M. Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA, L. M. M. Os cursos de licenciatura em pedagogia e a formação matemática do professor de anos iniciais: refletindo acerca das brechas na formação inicial. Brazilian Journal of Development. v. 6, n. 6, p. 34431-34450, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-113.

COELHO FILHO, M. S.; SILVA, A. C. O Papel da Didática no Processo de Formação Inicial de Professores de Matemática. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18., 2019, Ilhéus, BA. Anais [...]. Ilhéus: UESC/BA, 2019. p. 1-12.

CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas nacionais. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2006. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3752687.

CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Orientadora: Célia Maria Carolino Pires. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2004. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Tese_curi.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.

DAMACENO, D. P. A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA. Orientador: Raimundo José Barbosa Brandão. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA, 2018. Disponível em: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/758. Acesso em: 28 ago. 2023.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação, Campinas, n. 18, p. 107-115, 2012. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/266. Acesso em: 6 set. 2023.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; FERRREIRA, A. C.; LOPES, C. A. E.; FREITAS, M. T. M.; MISKULIN, R. G. S. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos de pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 137-159, 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n36/n36a09.pdf. Acesso em: 2 maio 2022.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400011.

GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. v. 29, São Paulo: FCC/DPE, 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 4 jun. 2022.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. - F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira de Lima. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GOLDANI, A. Formação inicial de professores em matemática: necessidades da prática pedagógica na educação básica. Orientadora: Elizabeth Diefenthaeler Krahe. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/34139. Acesso em: 6 set. 2023.

GOMES, S. M. A temática dificuldades de aprendizagem em matemática em cursos de pedagogia: uma discussão ausente. Orientadora: Rute Cristina Domingos da Palma. 2018. 190 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

GONÇALVES, P.; MALACARNE, V. Formação inicial do professor de matemática: olhares discentes sobre a dicotomia entre as disciplinas específicas e pedagógicas. Revista Exitus, v. 11, n. 1, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1617. Acesso em: 20 jun. 2022.

GUALBERTO, P. M. de A.; ALMEIDA, R. Formação de professores das séries iniciais, algumas considerações sobre a formação matemática e a formação dos professores das licenciaturas em pedagogia. Olhar de Professor. v. 12, n. 2, p. 287-308, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/684/68419274004.pdf. Acesso em: 6 set. 2023.

LIBÂNEO, J. C. Educação: Pedagogia e Didática - O campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, S. G. (org.). Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2006. p. 77-129.

MAYER, E. Licenciatura em matemática da UFSC: sobre a questão da integração entre as disciplinas específicas e pedagógicas e sua concretização pelos docentes. Orientadora: Helena Noronha Cury. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Tecnologia) – Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2008. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3309. Acesso em: 29 ago. 2023.

MOREIRA, C. P.; FERREIRA, A. C. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 985-1005, dez. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291229747014. Acesso em: 29 ago. 2023.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822.

MOURA, A. R. L. Conhecimento matemático de professores polivalentes. Revista de Educação, Campinas, n. 18, p. 17-23, jun. 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=572062044003. Acesso em: 29 ago. 2023.

NACARATO, A. M. A formação matemática das professoras das séries iniciais: a escrita de si como prática de formação. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 905-930, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298. Acesso em: 29 ago. 2023.

OLIVEIRA, A. N. de; CRUZ, B. D. da S.; PEREIRA, A. C. C.; LIMA, I. P. de. O desafio de ensinar matemática: um olhar para a formação do professor pedagogo. REVASF: Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, v. 11, n. 24, p. 607-628, jan. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491. Acesso em: 29 ago. 2023.

OLIVEIRA, F. C. A formação matemática de acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina: limites, desafios e possibilidades. Orientador: Everaldo Silveira. 2018. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193499. Acesso em: 29 ago. 2023.

ORTEGA, E. M. V. A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. Orientador: Vinicio de Macedo Santos. 2011. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-04082011-122255.

RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 29 ago. 2023.

SANTOS, E. O. dos; KALHIL, J. B.; GHEDIN, E. A formação matemática no curso de pedagogia: o que revelam as matrizes curriculares. REAMEC: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, p. 25-41, 2015. DOI: https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p25-41.i5304.

SILVA, A. G. A. e. Professor formador do Curso de Pedagogia: Os saberes que importam para o ensino da Matemática nas séries iniciais. Orientadora: Laurizete Ferragut Passos. 2008. 121 f. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2008. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11298. Acesso em: 6 ser. 2023.

SILVA, C. R. D; ALVES, S. L. M.; MIRANDA, I. F. Professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais: educação matemática nos cursos de pedagogia. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 266-283, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p266.

SOUTO, N. M. Percepções de futuros pedagogos acerca de sua formação matemática: estudo com licenciandos de dois cursos de Pedagogia de Minas Gerais. Orientadora: Ana Cristina Ferreira 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7108. Acesso em: 6 set. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

WOLSKI, D. T. R. M. O movimento das reformas curriculares da licenciatura em matemática na Universidade Federal do Paraná: algumas referências ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares. 2007. 310 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.ufpr.br/handle/1884/13658. Acesso em: 6 set. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

SILVA, Ádryo K. P. da; FERNANDES, A. N. de O.; FERNANDES, S. de B.; PAIVA, M. M. de. Formação matemática nos cursos de Pedagogia e formação didático-pedagógica nos cursos de Matemática: um estado do conhecimento. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 9, n. 2, p. e2003, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i2id6318. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6318. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática