Vivenciando a Avicultura e a Bovinocultura de Leite no IFRS Câmpus Sertão

Autores

  • Leandro Sabei Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Bruna Porn Debortoli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Juliana Marcia Rogalski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Palavras-chave:

Avicultura, Bovinocultura, Jogos Lúdicos, Atividades Práticas

Resumo

As oficinas Avicultura (corte e postura) e Bovinocultura foram desenvolvidas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Sertão, tendo como objetivo aprimorar o conhecimento dos alunos participantes sobre as temáticas abordadas. Na etapa inicial do projeto houve a preparação dos materiais e jogos lúdicos (cartazes do sistema digestório de aves e bovinos, cruzadinhas, caça-palavras, quebra-cabeça das raças e do trato digestório das aves) que foram utilizados nas oficinas, visando tornar a aprendizagem agradável e prazerosa. No decorrer do projeto, após a liberação dos setores pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), os materiais e as atividades preparados foram aplicados nas oficinas. Participaram das oficinas 165 discentes, sendo 89 do sétimo e 76 do oitavo anos do Ensino Fundamental. As escolas participantes foram: Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert, Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, e Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio de Col. Nos dias em que ocorreram as oficinas os discentes das escolas públicas de Sertão vieram até o IFRS Câmpus Sertão, acompanhados pelos docentes responsáveis pelas turmas. Na chegada dos alunos foram aplicados questionários, buscando verificar seus conhecimentos sobre as temáticas abordadas. Em seguida, iniciavam-se as explicações nos setores de avicultura e bovinocultura de leite. Na oficina de aves (corte e postura) foram abordados: instalações, equipamentos e manejo dos aviários; características das aves, fases de vida, comparação e diferenciação entre o galo e galinha, o ovo, início e duração da postura, tempo para abate do frango de corte, nutrição e bem-estar animal. Na oficina bovinocultura de leite foram abordados assuntos como: fases de desenvolvimento dos animais, raças (Holandesa e Jersey), principais doenças e prevenção, alimentação, manejo na ordenha, instalações, equipamentos para a ordenha e bem-estar animal. Após as explicações, os discentes participaram de diferentes jogos lúdicos, onde na oficina Avicultura foram utilizados: quebra-cabeça, caça-palavras, corrida-do-ovo e na Bovinocultura: quebra-cabeça das raças e corrida-do-saco. Em ambas as oficinas a equipe que mais pontuava em todos os jogos era a vencedora. Ao final das oficinas os discentes respondiam o mesmo questionário aplicado inicialmente, visando verificar se ocorreu aumento no conhecimento dos participantes em relação às atividades desenvolvidas. No término de cada oficina foram entregues fôlders sobre as oficinas, os quais continham informações sobre as atividades. Através dos jogos, explicações e questionários pôde-se constatar um aumento do conhecimento em relação à Avicultura (corte e postura) e Bovinocultura de leite.

Downloads

Publicado

2015-11-30