Pessoas com deficiência: um estudo da realidade da escola Machado de Assis

  • Stella Granja dos Santos
  • Natáli Cristina da Silva
  • Fernando Menegat
  • Anderson Michel Fortuna Passos
Palavras-chave: Deficiência, Direito, Realidade

Resumo

O direito das pessoas com deficiência à matrícula em classes comuns do ensino regular é amparado no artigo 205 da Constituição Federal, que prevê “a educação como direito de todos, dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Em decorrência de haver alunos com deficiências intelectuais na escola Machado de Assis esta pesquisa visa realizar uma análise da situação dos alunos com deficiências matriculados na escola e sua realidade no dia a dia escolar. A metodologia foi constituída com base em uma revisão bibliográfica sobre o assunto e em uma pesquisa de campo, na qual foram aplicados 20 questionários para os professores da escola Machado de Assis. Os principais objetivos da pesquisa foram: mostrar o ponto de vista dos professores em relação aos alunos com deficiência, analisar como os outros alunos tratam seus colegas com deficiência, observar como funciona sua evolução na escola e também conhecer o dia a dia dos alunos com deficiência. Os principais resultados obtidos foram: apenas quinze porcento dos professores já tinha recebido algum tipo de treinamento para ser professor de uma pessoa com deficiência; a maioria dos professores colocaram que veem pouca evolução dos alunos, que há bastante respeito entre alunos com deficiência e os alunos sem deficiência aparente e que os alunos com deficiência recebem atendimento diferenciado por parte da escola, desde planos flexibilizados até atendimentos individualizados. Conclui-se que há um número muito baixo de professores que já receberam algum tipo de treinamento e é necessário que essa realidade seja transformada. Além disso, demonstra que o direito da pessoa com deficiência é respeitado e que recebem todos atendimentos que as leis proporcionam.
Publicado
2018-05-18
Edição
Seção
Ciências da Saúde - Fundamental