Juventude, Cinema e Educação: Apontamentos de uma Pesquisa

Autores

  • Suzana Feldens Schwertner Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1689

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de pesquisa sobre cinema e educação realizada com mais de cem jovens do Ensino Médio de duas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Busco, com este projeto, selecionar, analisar e assistir – junto a jovens – a filmes que oferecem abertura a novas formas de pensar ética e esteticamente. A atividade de pesquisa envolveu metodologia quantitativa e qualitativa, por meio de um questionário elaborado e de grupos de recepção. Uma das importantes contribuições deste trabalho é a ampliação do repertório fílmico de jovens em idade escolar, apresentando diferentes imagens do cinema para sua apreciação e debate. Os filmes selecionados e o trabalho com os grupos de recepção possibilitaram, então, um olhar para as nuances da alteridade, um olhar que possibilita enxergar o humano em seus meandros e complexidades.

Palavras-chave: Juventude. Cinema. Educação. Alteridade.

 

YOUTH, CINEMA, AND EDUCATION: NOTES OF A RESEARCH WORK

Abstract: This article aims to present a research project on cinema and education. It was held with more than one hundred high school students in two cities in the countryside of Rio Grande do Sul. With this project we have intended to select, analyze and watch – along with young people – movies that offer openess to new ways of thinking on ethics and aestethics. The research work involved quantitative and qualitative methodology, using questionnaires and reception group. One of the main contributions of this study is to expand the film repertoire of school-age youth, presenting different images for their enjoyment and discussion. The selected films and the groups work have allowed a look at the nuances of alterity, a gaze to see the human in its intricacies and complexities.

Keywords: Youth. Cinema. Education. Alterity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Feldens Schwertner, Centro Universitário UNIVATES

Psicóloga. Doutora em Educação (UFRGS). Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIVATES. Psicóloga da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES/UNIVATES).

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

SCHWERTNER, S. F. Juventude, Cinema e Educação: Apontamentos de uma Pesquisa. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n1.a1689. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1689. Acesso em: 19 abr. 2024.