v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS

					Visualizar v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS

Dossiê: Ensino de Ciências

O presente dossiê tem em suas bases as discussões suscitadas pelo II Encontro Regional de Ensino de Ciências (UFRGS/FURG/UFSM/UNIPAMPA), cujo objetivo foi provocar a reflexão acerca de temas relativos à formação de professores e ao ensino em ciências. A diversidade de resultados gerados por estudos apresentados no evento abrange os seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais, produção científica e avaliação de produtividade em ciências, implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos, bem como tecnologias educativas no processo de aprendizagem. A partir deles, abre-se um leque de conteúdos produzidos para o campo da educação e do ensino de ciências, entre os quais estão  formação de professores nos diferentes níveis de ensino; processos e técnicas de ensino-aprendizagem nos mais variados ambientes, formais e não formais; ciência e perspectivas epistemológicas, incluindo filosofia, história, enfoque CTS/CTSA, alfabetização científica, saberes populares e interdisciplinaridade; aplicação de recursos para ensino-aprendizagem de ciências; questões políticas e socioculturais em ciências, envolvendo gênero, sexualidade, inclusão social, meio ambiente e políticas públicas; produção científica, com enfoque em análise e avaliação de produtividade em ciência. A partir dos temas e conteúdos elencados, a #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), espera trazer para o debate diferentes olhares acerca do Ensino de Ciências.

Profa. Dra. Denise de Castro Bertagnolli (UFF)
Prof. Dr. Edson Lindner (UFRGS)
Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)
Organizadores

Dossier: Science Teaching

The current issue is based on the discussions raised by the II  Regional Meeting of Science Teaching (UFRGS/FURG/UFSM/UNIPAMPA), which aimed to encourage thought on teacher training and science education. The variety of results generated by the studies presented at the event covers the following topics: teaching and learning processes in formal and non-formal environments, scientific production and  productivity evaluation in sciences, implications of scientific practices in the constitution of the subject, as well as educational technology in learning process. From them, a wide range of contents have come up  in the field of education and science teaching, such as teacher training at different levels of education; teaching-learning processes and techniques in different environments, both formal and non-formal; science and epistemological perspectives, including philosophy, history, CTS / CTSA approach, scientific literacy, popular knowledge and interdisciplinarity; use of resources for science teaching and learning; political and socio-cultural issues in science, involving gender, sexuality, social inclusion, environment and public policies; scientific production, focusing on productivity analysis and evaluation in science. Having the topics and contents mentioned as a basis,  #Tear: Journal of Education, Science and Technology, in collaboration with the Postgraduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health (PPGEC) at  the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), expects to contribute to different insights on Science Teaching”.

Profa. Dra. Denise de Castro Bertagnolli (UFF)
Prof. Dr. Edson Lindner (UFRGS)
Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)
Organizers

Dossier: Enseñanza de Ciencias 

El presente expediente tiene su base en las discusiones suscitadas por el II Encuentro Regional de Enseñanza de Ciencias (UFRGS/FURG/UFSM/UNIPAMPA), cuyo objetivo fue provocar la reflexión acerca de temas relativos a la formación de profesores y a la enseñanza en ciencias. La diversidad de resultados generados por estudios presentados en el evento abarca los siguientes temas: procesos de enseñanza y aprendizaje en espacios formales y no formales, producción científica y evaluación de productividad en ciencias, implicaciones de las prácticas científicas en la constitución de los sujetos, así como las tecnologías educativas en el proceso de aprendizaje. A partir de ellos, se abre una variedad de contenidos producidos para el campo de la educación y de la enseñanza de ciencias, entre los cuales están formación de profesores en los diferentes niveles de enseñanza; procesos y técnicas de enseñanza-aprendizaje en los más variados ambientes, formales y no formales; ciencia y perspectivas epistemológicas, incluyendo filosofía, historia, enfoque CTS / CTSA, alfabetización científica, saberes populares e interdisciplinariedad; aplicación y uso de recursos para enseñanza-aprendizaje de ciencias; cuestiones políticas y socioculturales en ciencias, involucrando género, sexualidad, inclusión social, medio ambiente y políticas públicas; producción científica, con énfasis en análisis y evaluación de productividad en ciencia. A partir de los temas y contenidos enumerados, a #Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología, en asociación con Programa de Postgrado Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud (PPGEC), de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), espera traer para el debate diferentes miradas acerca de la Enseñanza de Ciencias.

Profa. Dra. Denise de Castro Bertagnolli (UFF)
Prof. Dr. Edson Lindner (UFRGS)
Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)
Organizadores

 .....

Capa: Criação da educadorartista Viviane Diehl (IFRS - Campus Feliz) com imagens  que registram atividades do projeto de ensino "Artistando Quimicamente". Propõe a transdisciplinaridade com Arte e Química, tendo a colaboração da estudante bolsista Jaqueline Rucks, do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio.

 

Publicado: 2018-12-06

Dossiê