v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

					Visualizar v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

Dossiê: Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente

O desempenho da educação é um dos principais indicadores de desenvolvimento na atualidade. Os índices que buscam mensurar os diferentes níveis de desenvolvimento entre cidades, regiões, territórios ou nações têm observado a  formação e a qualificação de professores; o número de anos cursados pelos estudantes; a relação e o envolvimento de cursos com o mundo do trabalho, as tecnologias e a inovação.  Da mesma forma, nas últimas décadas, as questões ambientais têm assumido papel de destaque para a compreensão do tema do desenvolvimento. O acesso à  água potável e à coleta de resíduos sólidos, a produção de alimentos com ética social e ambiental, a preservação dos recursos naturais e o saber das populações tradicionais constituem algumas das questões que revelam uma nova maneira de compreender amplamente a ideia de desenvolvimento em suas mais variadas dimensões. Neste número da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, pretende-se trazer para o debate novosa olhares sobre o desenvolvimento, considerando diferentes maneiras de fazer educação e de compreensão do meio ambiente.

Prof. Dr. Leonardo Beroldt (UERGS)
Prof. Dr. Marcos Daniel Schmidt de Aguiar (IFRS)
Organizadores

Dossier: Education, Development and Environment

Education performance is one of the main indicators of development nowadays.  The indexes that seek to measure the different levels between cities, regions, territories or nations observe more and more teachers’ training and qualification; the amount of years students spend at school; and the relationship and involvement of courses with the working world, technology and innovation. Similarly, in the last decades, environmental issues have taken a central role for understanding development. The access to drinking water and solid waste collection, food production with social and environmental ethics, the preservation of natural resources and the knowledge of traditional populations are some of the issues which reveal a new way to broadly understand the idea of development in its various dimensions. In this number, #Tear: Journal of Education, Science and Technology aims to bring to the debate  new insights at development, considering different ways of making education and understanding of the environment.

Prof. Dr. Leonardo Beroldt (UERGS)
Prof. Dr. Marcos Daniel Schmidt de Aguiar (IFRS)
Organizers

Dossier: Educación, Desarrollo y Medio Ambiente

El desempeño de la educación es actualmente uno de los prinicpales indicadores del desarrollo. Los índices que tratan de sintetizar los diferentes niveles entre ciudades, regiones, territorios o naciones observan cada vez más las posibilidades de formación, instrucción y capacitación de los profesores; la cantidad de años de estudio de los alumnos; la relación y el compromiso de los cursos con el mundo del trabajo, la tecnología y la innovación. Del mismo modo, en las últimas décadas los temas ambientales han asumido un papel preponderante en la comprensión del tema del desarrollo. El acceso al agua potable y la recolección de desechos sólidos, la producción de alimentos con ética social y ambiental, la conservación de los recursos naturales y la sabiduría de las poblaciones tradicionales son algunas de las cuestiones que revelan una manera nueva y ampliada de entender el concepto de desarrollo en sus diversas dimensiones. En este número de #Tear: Revista de Educacão, Ciência e Tecnologia, se pretende ofrecer para el debate nuevas miradas el desarrollo, teniendo en cuenta formas diversas de educar y comprender el medio ambiente.

Prof. Dr. Leonardo Beroldt (UERGS)
Prof. Dr. Marcos Daniel Schmidt de Aguiar (IFRS)
Organizadores

....

Capa: Elaborada pela educadorartista Viviane Diehl e composta por imagens de produções de Graziele Bach e Bruna Brunetto, alunas do segundo ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio (IFRS - Campus Feliz).

Publicado: 2017-12-20