v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO

Dossiê: Mídias e Educação

A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, em seu dossiê de estreia, “Mídias e Educação”, traz consigo uma rede interativa de saberes científicos, pelos quais é possível tecer as relações entre educação, ciência e tecnologia. Os artigos que compõem a presente edição são representativos da multiplicidade midiática que atravessa os processos de ensino-aprendizagem, tornando-os mais ricos e complexos: textos que refletem sobre o uso de blogs nos diferentes contextos educacionais; interligam a aprendizagem de idiomas a comunidades virtuais e a Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC); exploram as representações visuais e audiovisuais integradas a projetos pedagógicos; discutem as relações entre estudos culturais, sociedade contemporânea e objetos de aprendizagem; apresentam apontamentos sobre fotografia, cinema e educação em prol de processos mais eficazes; investigam as facilidades da Internet enquanto ferramentas capazes de promover o letramento; pensam a televisão como recurso didático capaz de despertar o senso crítico; propõem ações interdisciplinares, por meio de jogos digitais, em prol do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático; analisam como os avanços tecnológicos podem interferir positivamente na formação de profissionais mais humanos e comprometidos socialmente; visualizam as oportunidades de inovação nos processos de leitura e escrita por meio da utilização de sites colaborativos. Por meio dessas diferentes visões, é possível perceber o quanto o mundo contemporâneo mudou seus rumos com a expansão das tecnologias midiáticas, que redimensionaram os modos de ler e (re)escrever a realidade. No contexto educacional dos séculos XX e XXI, as mídias – ou os media – constituíram-se como canais de interação essenciais à reconfiguração de tempos, espaços e linguagens. Os meios de comunicação audiovisuais, unidos às outras tecnologias, tornaram-se pontes entre educandos, educadores, ambientes educativos e processos de ensino e aprendizagem. Em seu propósito de divulgar a produção científica e proporcionar, neste dossiê, o diálogo entre mídias e diferentes campos da educação, a revista #Tear cumpre o seu papel. Tece-se, assim, uma teia de infinitas possibilidades, desvelada por pesquisadores que partilham indagações e experiências, contribuindo ao desenvolvimento da educação enquanto ciência, cada vez mais enraizada às novas tecnologias.

Profa. Dra. Cimara Valim de Melo
Profa. Dra. Silvia Castro Bertagnolli
Organizadoras 

Dossier: Media and Education

The #Tear: Journal of Education, Science and Technology, in its first dossier, “Media and education”, brings up an interactive network of scientific knowledge, in which it’s possible to weave together relations between education, science and technology. The papers from this issue are representative of the media diversity of teaching and learning processes, making them richer and more complex. These texts think about blog use in different educational contexts; connect foreign language learning and virtual communities through Information and Communication Technologies (ICT); research visual and audiovisual representation in  pedagogical projects; analyze contacts between cultural studies, contemporary society and learning objects; present notes about photography, cinema and education in order to develop more efficient processes; examine the Internet facilities as tools for literacy; examine television as a teaching resource able to improve critical viewpoints; propose interdisciplinary actions through digital games for logical and mathematical  thinking development; assess how technological advances can intervene  positively in the education of professionals in a more human  and socially responsible way; view  innovation opportunities in reading and writing processes with participatory sites. Through these different points of view, it’s possible to realize how much the contemporary world has changed with media technologies, which remodel ways of reading and (re)writing reality.  In the 20th and 21st century, media has become  an important channel of interaction, changing time, space and language. Audiovisual communication tools and other technologies have been bridges between students, teachers, educational places and teaching-learning processes. In its proposal of spreading scientific papers and providing, in this dossier, the dialogue among media and different education fields, the #Tear journal has been performing its function. Consequently, it has weaved a web of unbounded possibilities, that have been revealed by research which shares questions and experiences and contributes further to science education development, increasingly connected to new technologies.

Profa. Dra. Cimara Valim de Melo
Profa. Dra. Silvia Castro Bertagnolli
Organizers 

Dossier: Medias y Educación

#Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología, en su estreno, “Medias y  Educación”, trae consigo una red interactiva de saberes científicos, por los cuales es posible tejer las relaciones entre educación, ciencia y tecnología. Los artículos que componen la presente edición son representativos de la multiplicidad mediática que atraviesa los procesos de enseñanza-aprendizaje, tornándolos más ricos y complejos: textos que reflejan sobre el uso de blogs en los diferentes contextos educacionales; interconectan el aprendizaje de idiomas a comunidades virtuales y a Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TIC); exploran las representaciones visuales y audiovisuales integradas a proyectos pedagógicos; discuten las relaciones entre estudios culturales, sociedad contemporánea y objetos de aprendizaje; presentan apuntamientos sobre fotografía, cine y educación a favor de procesos más eficaces; investigan las facilidades de la Internet como herramientas capaces de promover el letrado; piensan la televisión como recurso didáctico capaz de despertar el censo crítico; proponen acciones interdisciplinares, a través de juegos digitales, a favor del desarrollo del raciocinio lógico-matemático; analizan como los avances tecnológicos pueden interferir positivamente en la formación de profesionales más humanos y comprometidos socialmente; visualizan las oportunidades de innovación en los procesos de lectura y escrita a través de la utilización de sitios colaborativos. A través de estas diferentes visiones, es posible percibir lo cuanto el mundo contemporáneo cambió sus rumos con la expansión de las tecnologías mediáticas, que redimensionaron los modos de leer y (re)escribir la realidad. En el contexto educacional de los siglos XX y XXI, las medias se constituyeron como canales de interacción esenciales a la reconfiguración de tiempos, espacios y lenguajes. Los medios de comunicación audiovisuales, unidos a las nuevas tecnologías, se tornaron puentes entre educandos, educadores, ambientes educativos y procesos de enseñanza y aprendizaje. En su propósito de divulgar la producción científica y proporcionar, en este dosier, el diálogo entre medias y diferentes campos de la educación, la revista #Tear cumple su rol. Se teje, así, una tela de infinitas posibilidades, desvelada por investigadores que comparten indagaciones y experiencias, contribuyendo al desarrollo de la educación como ciencia, cada vez más arraigada a las nuevas tecnologías.

Profa. Dra. Cimara Valim de Melo
Profa. Dra. Silvia Castro Bertagnolli
Organizadoras 

Publicado: 2012-06-13

Dossiê

Resenhas