v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO

					Visualizar v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO

Dossiê: Educação e Diversidade Cultural: as relações de gênero e as relações étnico-raciais no ensino

O presente dossiê reúne textos de pesquisadores que têm como interesse o debate no campo do gênero e da diversidade cultural nos contextos de ensino.  Com base nos temas, “relações de gênero” e “relações étnico-raciais”, busca-se investir na ampliação da reflexão de dois pontos centrais: a produção e a problematização das identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais), no campo educacional; e a contemplação da inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Indígena, a partir do disposto nas leis, 10.639/03, 11.645/08, inclusas nos artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no ensino. O que nos propomos é colocar em pauta o próprio entendimento de Educação. É questionar como estão sendo constituídos os sujeitos, a partir dos atravessamentos, dos discursos e das relações de poder, vividos e experienciados nas escolas. O foco é pensar as relações de gênero e as relações étnico-raciais, ou seja, as diferenças culturais, como um desafio e uma potencialidade para as escolas e para as novas estratégias de democratização da educação.

Profa. Me. Patrícia Daniela Maciel  (UFPel)
Prof. Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG)
Organizadores 

Dossier: Education and Cultural Diversity: gender relations and ethnic-racial relations in education

This dossier brings together papers by researchers who are interested in the debate regarding gender and cultural diversity in the educational context. Focusing on the subjects “gender relations”, “racial and ethnic relations”, it seeks to broaden the reflections about two main aspects: the LGBTT (Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite, Transsexual) in education, and the insertion of Afro-Brazilian History and Culture and Indigenous History and Culture as academic disciplines according to the Laws 10.639/03, 11.645/08, and the articles 26-A e 79-B of the LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Thus we also aim to highlight the concept of Education itself and question how the individuals have been constituted by discourse, and power relations, which are experienced at educational institutions. Focusing on gender, race and ethnic relations, that is, cultural differences, seen both a challenge and a potentiality for schools and democratization of education.

Prof. Ms. Patrícia Daniela Maciel  (UFPel)
Prof. Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG)
Organizers 

Dossier: Educación y Diversidad Cultural: relaciones de género y relaciones étnico-raciales en la educación

El presente expediente recoge los textos de los investigadores que tienen como interés el debate sobre la cuestión de género y la diversidad cultural en el contexto de la educación. Basado en los temas de "relaciones de género" y "las relaciones étnico-raciales", trata de invertir en la expansión de la reflexión de los dos puntos centrales: la producción y la problematización de las identidades Asociación LGBTT EL (lesbianas, gays, bisexuales, travestis, transexuales), en el ámbito de la educación, y la contemplación de la inserción de la Historia y Cultura Afro-Brasileña y de la Historia y Cultura Indígena, de las disposiciones establecidas en las leyes, 10.639 /03, 11.645 /08, incluido en los artículos 26-A y 79-B de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, en el ámbito de la enseñanza. Lo que proponemos es incluir en el orden del día el propio entendimiento de la educación. Es cuestionar como están siendo constituidos los sujetos, a partir de los cruces, de los discursos y de las relaciones de poder, vividos y experimentados en las escuelas.  El objetivo es pensar en las relaciones de género y en las relaciones étnico-raciales, es decir, las diferencias culturales, como un reto y una potencialidad para las escuelas y las nuevas estrategias de democratización de la educación.

Profa. Me. Patrícia Daniela Maciel (UFPel)
Prof. Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG)
Organizadores

Publicado: 2014-06-24

Resenhas