Análise descritiva do perfil de alunos evadidos do ensino médio integrado utilizando Power Bi Desktop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6009

Resumo

Evasão escolar é um fenômeno complexo, que embora seja muito debatido, ainda é uma triste realidade nas escolas do Brasil. Este artigo apresenta uma análise descritiva de um conjunto de dados de alunos de Ensino Médio Integrado, por meio do software Power BI Desktop. A partir de uma comparação com dados de todos os alunos, buscou-se investigar o perfil dos alunos evadidos durante o período de 2009 a 2019. Desta forma, o objetivo geral do artigo consistiu em analisar de forma descritiva o conjunto de dados pessoais, socioeconômicos e acadêmicos dos alunos nos cursos de Ensino Médio Integrado do Departamento de Área de Eletroeletrônica (DAEE) do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva. Entre os resultados alcançados destaca-se a importância de análise dos dados acadêmicos nos estudos e pesquisas em evasão escolar.

Palavras-chave: Evasão. Ensino Médio Integrado. Conjunto de Dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolle Oliveira Tavares, IFMT

Administradora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa (2018) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015)

Ed Wilson Tavares Ferreira, IFMT

Professor Titular no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014). Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2009) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2002). Cientista da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1997). Representante docentes da Região Centro Oeste na Comissão Acadêmica Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional - GPEP. Desenvolve trabalhos de pesquisas na seguintes áreas: educação profissional e tecnológica, inteligência artificial, computação aplicada, redes de computadores e segurança da informação.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

OLIVEIRA TAVARES, N.; TAVARES FERREIRA , E. W. Análise descritiva do perfil de alunos evadidos do ensino médio integrado utilizando Power Bi Desktop. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6009. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6009. Acesso em: 20 abr. 2024.