O ‘jogo da IU: unindo os pares’ como estratégia ativa no ensino do conteúdo de incontinência urinária feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5927

Resumo

Resumo: Diante de um problema de saúde pública como a Incontinência Urinária, este artigo possui o objetivo de potencializar as reflexões no ensino de Incontinência Urinária e subsidiar às/aos docentes da área da saúde a possibilidade de um material educativo que proporcione interações dinâmicas e colaborativas no processo de ensino e de aprendizagem. Esta pesquisa é um recorte de um Produto Educacional oriundo de um Mestrado Profissional realizado em um Instituto Federal no Brasil. Esse Produto Educacional consiste em uma Sequência Didática planejada e sistematizada no modelo da Sala de Aula Invertida apoiado nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino do conteúdo de Incontinência Urinária no ensino superior. O ‘Jogo da IU: Unindo os pares’ foi elaborado como uma estratégia ativa integrante das atividades educacionais da Sequência Didática. Os resultados apresentados, após a validação do Produto Educacional, demonstraram a viabilidade da Sequência Didática e o ‘Jogo da IU: Unindo os pares’ contribuiu para potencializar positivamente os conhecimentos, com foco na aprendizagem e fomentando a interação crítica entre as/os envolvidas/os. Foi possível subsidiar às/aos docentes da área da saúde em suas práticas pedagógicas com um material educativo de qualidade sobre a Incontinência Urinária Feminina. Do mesmo modo, o jogo também possibilita às/aos profissionais da saúde a abordagem da temática com as/os pacientes de maneira efetiva.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Materiais de Ensino. Saúde da Mulher. Urologia. Ginecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Graduada em Fisioterapia, pela Faculdade Anhanguera Educacional, Pelotas, Brasil. Mestra em Ciências e
Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça,
Pelotas, Brasil. 

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

TOMASCHEWSKI BUENO, M. B. .; GIUSTI MOREIRA, M. I. O ‘jogo da IU: unindo os pares’ como estratégia ativa no ensino do conteúdo de incontinência urinária feminina. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5927. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5927. Acesso em: 29 mar. 2024.