As potencialidades da gamificação e suas repercussões na formação de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5866

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar os aspectos gerais e estruturais da gamificação e suas repercussões no campo da leitura. Para tanto, foram realizados estudos sobre os conceitos, fundamentos e elementos da gamificação e estudos sobre propostas que utilizam a gamificação como estratégia para o processo de ensino-aprendizagem em geral e para o desenvolvimento da leitura em específico. Como resultado deste estudo e diante da necessidade de professores e professoras de reverem as estratégias efetivas de formação de leitores, pôde-se constatar que os desafios referentes à gamificação não estão relacionados apenas ao conhecimento dos seus conceitos, elementos ou desenho estrutural, mas principalmente em relação à compreensão das bases epistemológicas que devem regê-la, isto é, a interrelação entre os elementos estruturantes (dinâmica, mecânica e componentes) e uma fundamentação teórico-metodológica que promova um processo de letramento criativo e eficaz.

Palavras-chave: Letramento. Proposta Gamificada. Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Dias Ulhoa, Instituto Federal de Brasília

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Especialização em Educação Infantil pela Faculdade do Noroeste de Minas. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília. Professora, desde 1993, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ; tem experiência na área de Educação, com ênfase em leitura e formação de leitores.

Daniele dos Santos Rosa, Instituto Federal de Brasília

Possui pós-doutorado em Teoria Literária (2021), realizado no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Literatura e Práticas Sociais, realizado na Universidade de Brasília/UnB. É professora no curso de Licenciatura em Língua Espanhola, no Mestrado Profissional em Educação Técnica e Tecnológica e no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília/IFB. É, também, professora orientadora externa no Programa de Pós-graduação em Literatura (Pós-Lit/UnB). Atua no grupo de pesquisa: Literatura e Modernidade Periférica, desenvolvendo pesquisas e orientações. Seus estudos são centrados na teoria, crítica e ensino da Literatura na América Latina.

Débora Leite Silvano, Instituto Federal de Brasília

Coordenadora e professora efetiva do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2011). Tem experiência na área de Ensino, Ecologia Aplicada e Zoologia, com ênfase em Ensino de Ciências, Conservação de Biodiversidade e Anfíbios.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DIAS ULHOA, A.; DOS SANTOS ROSA, D.; LEITE SILVANO, D. As potencialidades da gamificação e suas repercussões na formação de leitores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5866. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5866. Acesso em: 18 abr. 2024.