Um olhar para pressupostos Freireanos nas dissertações e teses no contexto da pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5533

Resumo

Resumo: O presente estudo, de cunho qualitativo, investigou, entre os anos de 2008 e 2018, como as dissertações e teses brasileiras, no contexto da Pedagogia, vêm abordando os pressupostos freireanos. O educador Paulo Freire favorece reflexões que transcendem a dimensão pedagógica, contribuindo também no campo político, no social e nas discussões de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos que auxiliam na superação de uma educação bancária. As pesquisas identificadas neste artigo foram analisadas, inicialmente, com a apresentação de um panorama mais geral e, após, a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, em que emergiu três categorias: a) saberes necessários à prática educativa: o olhar freireano para a formação de professores e professoras; b) implementações de abordagens freireanas nos cursos de Pedagogia; e, c) currículo: das concepções às implicações e à formação inicial. Os resultados indicam que as pesquisas discutem e utilizam pressupostos freireanos, como: diálogo, criticidade, problematização, conscientização, dentre outros, os quais são considerados saberes necessários a uma prática educativa coerente com a perspectiva libertadora. Outrossim, nota-se preocupação com as questões curriculares em sintonia aos pressupostos de Paulo Freire, embora ocorra de maneira ainda incipiente. Assim, esse estudo tem suas contribuições ancoradas no mapeamento e na caracterização das pesquisas de dissertações e teses que utilizam o referencial freireano, bem como evidencia lacunas e possíveis direcionamentos para a continuidade de estudos sobre o tema. 

Palavras-chave: Paulo Freire. Pedagogia. Pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) e desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos e Abordagens Freireanas na Educação/Ensino de Ciências. 

Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9795045630704304

Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9895-1562

Cristiane Muenchen , Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD. 

Link do Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0008067199219325

Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3144-0933

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

NADALON PEREIRA, D.; MUENCHEN , C. Um olhar para pressupostos Freireanos nas dissertações e teses no contexto da pedagogia. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5533. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5533. Acesso em: 20 abr. 2024.