O mediador de museus e centros de ciência: uma análise da produção dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (2011-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5527

Resumo

Resumo: Apesar da importância e complexidade da sua função, os mediadores de museus e centros de ciência têm sido pouco investigados pela literatura da área. Desse modo, a presente pesquisa objetiva mapear e elaborar uma descrição do perfil dos mediadores de museus e centros de ciência apresentado nos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPECs), no período de 2011 a 2019.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Para a coleta e análise dos dados foram utilizados os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontam para um perfil diversificado, mas com tendências em relação à caracterização, atuação e formação dos mediadores. Verificou-se que os mediadores são, em sua maioria, alunos de graduação e atuantes em instituições localizadas na região sudeste do país. A atuação desses profissionais é marcada por elementos da educação formal e sua capacitação para trabalhar nesses espaços se desenvolve na prática e com o apoio de mediadores mais experientes. 

Palavras-chave: Mediadores. Museu de ciência. ENPEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Cristina de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e graduação em Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química (2013-2016) pela Universidade de São Paulo (USP). Atua nas temáticas: formação de professores e educação não-formal. Tem experiência docente no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Matheus de Sousa Sato, Instituto Federal de São Paulo

Possui Bacharelado em Química (2008), Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química (2013) e mestrado em Ciências com desenvolvimento da pesquisa:A aula de laboratório no ensino superior de química (2011), todos pela Universidade de São Paulo . Atualmente professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de São Paulo - campus São Carlos. Atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociocultural de Vygotsky, teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, tripleto químico e representações do Ensino de Ciências/Química.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DE SOUZA, T. C.; DE SOUSA SATO, M. . O mediador de museus e centros de ciência: uma análise da produção dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (2011-2019). #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5527. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5527. Acesso em: 29 mar. 2024.