Ensaios de uma formação encharcada pela experiência: cartografias com estudantes de psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5458

Resumo

Resumo: Este artigo trata de um ensaio referente a uma formação em Psicologia encharcada pela experiência, visando tal perspectiva como um outro modo de pensar o processo formativo. Com a intenção de referenciar as operacionalidades do ensaio e as sonoridades da experiência, reverenciam-se os estudos de Jorge Larrosa (2003, 2004, 2018a). Já para rastrear algumas pistas do método cartográfico, conta-se com as produções de Passos, Kastrup e Escóssia (2009), entre outros. O método acontece pela construção de cinco encontros efetuados com quatro estudantes de Psicologia da Universidade do Vale Taquari, nos quais foram realizados cinco exercícios de pensamento, possibilitando o movimentar do pensar ao encontro da experiência. Os efeitos foram narrados em um diário de bordo produzido pela pesquisadora, compondo a análise da pesquisa. Como resultados, criaram-se cinco problemas que versam sobre os encharques da experiência na formação, atravessados por gestos de encontro com outros corpos; o tempo singular para se perder em seus labirintos; a profanação de cristalizações; o colecionamento e o compartilhamento de narrativas e o caráter de “ex-posição” dos sujeitos da experiência, enquanto estudantes de Psicologia. Ao final, apresentam-se considerações acerca das potencialidades da pesquisa como um espaço de abertura, possibilitado pelo ensaio e cartografia.

Palavras-chave: Experiência. Ensaio. Cartografia. Formação. Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Isabel Pederiva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Psicóloga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

PEDERIVA, B. I.; FELDENS SCHWERTNER, S. . Ensaios de uma formação encharcada pela experiência: cartografias com estudantes de psicologia. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5458. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5458. Acesso em: 25 abr. 2024.