Conhecimentos mobilizados por professores ao refletir sobre o percurso formativo e a prática pedagógica na perspectiva da educação estatística
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5384Resumo
Resumo: Neste artigo, são descritas e analisadas a produção e a mobilização de conhecimentos docentes em Educação Estatística, especialmente relacionados às reflexões sobre a formação e a prática pedagógica, tendo em vista a Base de Conhecimento para o ensino proposta por Lee S. Shulman. Os registros foram produzidos por meio da gravação de sete encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu), com professores que lecionavam em diferentes níveis e instituições de ensino em cidades do extremo sul brasileiro. As transcrições desses encontros foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), gerando sete discursos. Nesse texto, apresentam-se os resultados referentes ao DSC: “reflexão sobre o fazer e as responsabilidades do professor em sala de aula e na sua formação profissional”. Com isso, procurou-se mostrar as compreensões necessárias ao ensino de Estatística para além do domínio do conteúdo, ou seja, aquelas que também abrangem conhecimentos pedagógicos gerais e específicos, compreensões curriculares, da aprendizagem e dos propósitos educacionais. Assim, espera-se contribuir para a formação do educador no âmbito da Educação Estatística, no fortalecimento da sua identidade profissional, além de evidenciar o papel dos grupos colaborativos nesse contexto formativo.
Palavras-chave: Educação Estatística. Conhecimentos docentes. Contexto colaborativo.
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