Conhecimentos mobilizados por professores ao refletir sobre o percurso formativo e a prática pedagógica na perspectiva da educação estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5384

Resumo

Resumo: Neste artigo, são descritas e analisadas a produção e a mobilização de conhecimentos docentes em Educação Estatística, especialmente relacionados às reflexões sobre a formação e a prática pedagógica, tendo em vista a Base de Conhecimento para o ensino proposta por Lee S. Shulman. Os registros foram produzidos por meio da gravação de sete encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu), com professores que lecionavam em diferentes níveis e instituições de ensino em cidades do extremo sul brasileiro. As transcrições desses encontros foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), gerando sete discursos. Nesse texto, apresentam-se os resultados referentes ao DSC: “reflexão sobre o fazer e as responsabilidades do professor em sala de aula e na sua formação profissional”. Com isso, procurou-se mostrar as compreensões necessárias ao ensino de Estatística para além do domínio do conteúdo, ou seja, aquelas que também abrangem conhecimentos pedagógicos gerais e específicos, compreensões curriculares, da aprendizagem e dos propósitos educacionais. Assim, espera-se contribuir para a formação do educador no âmbito da Educação Estatística, no fortalecimento da sua identidade profissional, além de evidenciar o papel dos grupos colaborativos nesse contexto formativo.

Palavras-chave: Educação Estatística. Conhecimentos docentes. Contexto colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística e do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE. Fundadora e participante do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística - MoSaiCo Edu. Doutoranda no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. E-mail: [email protected]

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande

Dra. Mauren Porciúncula é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst. É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst - FURG/CNPq e Líder do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE. Idealizadora e Coordenadora do Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico - LeME, ganhador do Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education - IASE/ISI(2019). Fundadora do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística - MoSaiCoEdu. Proponente da criação e responsável pela Sala da Aprendizagem da Estatística - SalAEst, finalista do prêmio Murilo Marques da Fundação Carlos Chagas (2017). Tutora do PET Conexões de Saberes Estatísticos - SabEst. Coordenadora Adjunta do Curso de Pós Graduação Educação e Ciências - PPGEC/FURG (2020-2021). Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da FURG (2014-2018). Foi Coordenadora de Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2004-2008). Foi vice-coordenadora (2014-2017) e atua como membro do Grupo de Trabalho de Educação Estatística - GT-12, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. É membro da Associação Brasileira de Estatística - ABE, da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística - RELIEE e da International Association for Statistical Education - IASE. É Country Coordinator do International Statistical Literacy Project - ISLP no Brasil desde 2015. Editora da Educação Matemática em Revista SBEM-RS (1518-8221). Citações: PORCIÚNCULA, Mauren https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=UyhnflkAAAAJ E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

PRISCILA SCHREIBER, K.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos mobilizados por professores ao refletir sobre o percurso formativo e a prática pedagógica na perspectiva da educação estatística. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5384. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5384. Acesso em: 19 abr. 2024.